Relações entre arte e educação democrática
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.81478Palavras-chave:
educação democrática, arte-educação, estéticaResumo
O presente texto relata um estudo teórico sobre a relação entre arte e educação democrática. A teorização é elaborada pela aproximação entre a perspectiva de educação democrática desenvolvida por Gert Biesta (2013), que se nomeou de educação na democracia, e o conceito de partilha do sensível desenvolvido por Jacques Rancière (2009). A educação na democracia é uma perspectiva de educação democrática alternativa ao caráter instrumental das perspectivas educação para a democracia e educação por meio da democracia, uma vez que está centrada em uma concepção política da subjetividade humana. Dessa aproximação conceitual se destaca a interrupção como elemento estético que imbrica arte, educação e democrática. Essa relação de imbricamento explicita a arte-educação como um lugar privilegiado para a o desenvolvimento de uma educação democrática. Diante dessa teorização afirma-se que uma educação democrática não pode prescindir da arte e defende-se a importância da presença da arte-educação e dos pesquisadores e professores/as de arte no debate sobre educação democrática.
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