Investigações em aulas de cálculo numérico:

descobrindo o método dos trapézios via resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.81518

Palavras-chave:

resolução de problemas, ensino superior, ensino de matemática, cálculo numérico, integração numérica

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar implicações da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas na generalização do método dos trapézios, um dos tópicos do conteúdo de integração numérica. A análise concentra-se nas aulas de cálculo numérico, levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de uma prática educativa. Inicialmente, exploram-se as contribuições teóricas e curriculares que fundamentam essa metodologia, descrevendo as dez etapas que a compõem. Em seguida, são apresentados os procedimentos metodológicos, em que a pesquisa é caracterizada como qualitativa em relação à abordagem do problema, aplicada quanto à sua natureza e segue a abordagem de investigação-ação nos procedimentos. Este artigo também aborda o contexto, a organização e a análise da prática educativa, destacando o uso de um problema gerador de conhecimento. Os resultados indicam a manifestação de autonomia, raciocínio crítico e habilidades argumentativas por parte dos estudantes durante a resolução do problema, bem como na socialização dos resultados durante a plenária.

Biografia do Autor

Vilmar, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Master's in Teaching Natural Sciences and Mathematics from the Regional University of Blumenau (FURB). Licensed in Mathematics and Bachelor in Chemical Engineering from the same University. Mathematics professor in Basic Education and Higher Education.

Janaína, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Postdoctoral researcher in Science Education from Cruzeiro do Sul University (UNICSUL). Full-time professor in the Department of Mathematics and permanent professor in the Postgraduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematics at the Regional University of Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

21-02-2025

Como Citar

BERTOTTI JUNIOR, Vilmar Ibanor; POFFO POSSAMAI, Janaína. Investigações em aulas de cálculo numérico:: descobrindo o método dos trapézios via resolução de problemas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.81518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/81518. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua