A EJAI na pesquisa de práticas decoloniais no município de Caicó, Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82665Palavras-chave:
decolonialidade, ensino-aprendizagem, educação de jovens, adultos e idosos, práticas pedagógicasResumo
A educação vem sendo consubstanciada pela desconstrução da memorização como única metodologia de ensino. Em um giro metodológico significativo, os processos de ensino-aprendizagem seguem moldes decoloniais. Estando a educação de jovens, adultos e idosos (EJAI, doravante) no discurso formativo revolucionário, questionamos: como a linha de pesquisa EJAI, no GEPEPF, vem sendo desenvolvida no município de Caicó/RN? Temos como objetivo geral descrever o papel do GEPEPF no processo formativo por meio da intervenção no Centro de Educação de Jovens e Adultos sobre a EJAI, mais especificamente: analisar a perspectiva dos docentes sobre as práticas pedagógicas decoloniais na EJAI, identificar o desenvolvimento pedagógico da EJAI no CEJA, Caicó/RN e explicitar as ações pedagógicas do GEPEPF sobre a EJAI no CEJA, Caicó/RN. O procedimento metodológico utilizado é a pesquisa qualitativa (Gaskell, 2002), respaldada na ação pesquisadora (Stringer, 1996), reflexiva-analítica, com base na análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o processo formativo do ser professor/pesquisador, bem como explicitar os processos de ensino-aprendizagem que vêm sendo desenvolvidos nos espaços formais de ensino na escola CEJA Senador Guerra, em Caicó/RN, elencando os aspectos da decolonialidade nas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes da instituição escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.