A EJAI na pesquisa de práticas decoloniais no município de Caicó, Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82665

Palavras-chave:

decolonialidade, ensino-aprendizagem, educação de jovens, adultos e idosos, práticas pedagógicas

Resumo

A educação vem sendo consubstanciada pela desconstrução da memorização como única metodologia de ensino. Em um giro metodológico significativo, os processos de ensino-aprendizagem seguem moldes decoloniais. Estando a educação de jovens, adultos e idosos (EJAI, doravante) no discurso formativo revolucionário, questionamos: como a linha de pesquisa EJAI, no GEPEPF, vem sendo desenvolvida no município de Caicó/RN? Temos como objetivo geral descrever o papel do GEPEPF no processo formativo por meio da intervenção no Centro de Educação de Jovens e Adultos sobre a EJAI, mais especificamente: analisar a perspectiva dos docentes sobre as práticas pedagógicas decoloniais na EJAI, identificar o desenvolvimento pedagógico da EJAI no CEJA, Caicó/RN e explicitar as ações pedagógicas do GEPEPF sobre a EJAI no CEJA, Caicó/RN. O procedimento metodológico utilizado é a pesquisa qualitativa (Gaskell, 2002), respaldada na ação pesquisadora (Stringer, 1996), reflexiva-analítica, com base na análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa visam contribuir para o processo formativo do ser professor/pesquisador, bem como explicitar os processos de ensino-aprendizagem que vêm sendo desenvolvidos nos espaços formais de ensino na escola CEJA Senador Guerra, em Caicó/RN, elencando os aspectos da decolonialidade nas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes da instituição escolar.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

DEYSE DOS SANTOS ALMEIDA, Emanuelle; LOPES DE MEDEIROS, Dayane; VIEIRA DE MELO, Maria Aparecida. A EJAI na pesquisa de práticas decoloniais no município de Caicó, Rio Grande do Norte. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82665. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82665. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua