Revista Teias

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. Teias publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros. Sendo organizada por números temáticos, aceita, portanto, apenas trabalhos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B1 (Educação) | DOI: 10.12957/teias


Imagem para capa da revista

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliotek CLASE DRJI Revista SOLETRAS no Latindex além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistemaOAI para consultas.

Notícias

 

NOVAS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

As novas normas são válidas a partir de 13/03/2017. Consulte-as!

 
Publicado: 2017-03-13 Mais...
 

PRÓXIMAS EDIÇÕES

 
Conheça as temáticas das próximas edições!
 
Publicado: 2016-11-03 Mais...
 
Outras notícias...

v. 18, n. 49 (2017): ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO

Sumário

Apresentação

Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado PDF
Luiz Antonio Gomes Senna 1-7

Em Pauta

O ensino de gramática na revista Escola Secundária (1957-1963) PDF
Luci Schmoeller, Norberto Dallabrida 8-22
Normas “cultas” e ocultas no ensino da língua materna, da leitura e da produção textual PDF
Isa Ferreira Martins 23-39
A LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organização curricular PDF
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado 40-58
A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti, Edite Maria Sudbrack 59-75
LETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? PDF
Ezer Wellington Gomes Lima, Roberta Souza Mello 76-89
O empoderamento da escrita na escola: cenas de uma aula de produção textual PDF
Janaína Moreira Pacheco de Souza, Janaína Fernandes Rebello de Moraes Gonçalves 90-100
PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ECOAM NA PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA PDF
JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE, Nadja Naira Aguiar Ribeiro 101-120
Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio PDF
Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Mara Denize Mazzardo 121-143
AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência PDF
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Valéria Bussola Martins 144-159
AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PDF
Keyla Silva Rabêlo 160-180
A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA PDF
Zizi Trevizan, Raimunda Abou Gebran, Cléber Ferreira Guimarães 181-193
Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a língua portuguesa no IFRJ PDF
ROBSON FONSECA SIMÕES 194-205

Artigos

Vinculação constitucional de recursos mínimos na educação estadual do Rio de Janeiro 1995-2015 PDF
Fábio Araujo de Souza, Rubens Barbosa de Camargo 206-223
INSTITUCIONALIZAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE OUVIDOR-GO – 1949-1971 PDF
Reni Maria Jacob, Wolney Honorio Filho 224-241
A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO PDF
Andrea Serpa Albuquerque, Dileno Dustan Lucas de Souza, Simone da Silva Ribeiro 242-253
A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR PDF
Rosa Malena de Araújo Carvalho 254-268
DIVERSIDADE NEGADA: VOZES DE EDUCADORES/AS SOBRE BULLYING NA ESCOLA PDF
Jonas Alves da Silva JR, Rinalva Sales de Oliveira 269-285
PERÍODOS E IMAGENS DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO UMA VERIFICAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
Alan Silva dos Santos, Marcelo Eduardo Pereira, Marco Antonio Di Pinto 286-293
Análises de políticas educacionais referentes ao professor de apoio em classes inclusivas PDF
Danielle Nunes Martins do Prado, Celia Regina Vitaliano 294-308
Entre(vistas): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar PDF
Carla Helena Fernandes, Laura Noemi Chaluh 309-327


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional