Vol. 10 No. 3 (2024): Setembro/Dezembro - Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino

					View Vol. 10 No. 3 (2024): Setembro/Dezembro - Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino

Neste Dossiê, reunimos investigações que se dediquem a tensionar a noção unívoca de racionalidade e convoquem outros modos de elaborar o mundo, a partir da pluralidade, da conexão e da invenção. Trabalhos que expressem procedimentos metodológicos de pesquisa e ensino, bem como formas narrativas atravessados pela arte enquanto um modo de saber. Nos interessou ainda, investigar o conceito de rigor quando associado a dimensão do poético, visto que a pesquisa com arte não é uma prática sem critérios onde valeria qualquer coisa. Vinci afirma que “a imbricação da noção de rigor com a de sensibilidade produz um efeito imprevisto. O rigor, tomado até então como um dos lastros do saber científico, adquire uma faceta inesperada (...) não lidamos mais com o rigor dos rígidos homens de saber, daqueles que, munidos de seus instrumentos, buscam descobrir a verdade encoberta do mundo” (Vinci, 2018, p. 273). Seria então “o rigor dos poetas, os tradutores de mundo, aqueles preocupados em experimentar novas relações impensadas e, extrair destas uma alegria vital” (Vinci, 2018, p.273). No lugar de rigor que é sinônimo de rigidez, queremos refletir a natureza de um rigor em ensino e pesquisa que seja, sobretudo, compromisso com a vida e, portanto, com a dimensão do processo. 

Agradecimentos especiais às organizadoras Priscilla Menezes (Escola de Educação da UNIRIO, artista, professora, coordenadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisadora do grupo FRESTAS/UNIRIO) e Raíssa Cortat (Pedagoga, Mestranda em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO, pesquisadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e do grupo FRESTAS/UNIRIO) e ao artista da capa Bruno Bittencourt (Biblioteconomia/UNIRIO, Bolsista de Iniciação Científica, membro do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisador do grupo FRESTAS/UNIRIO).

Published: 2024-12-17
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88657
  • EDITORIAL

    Priscilla Menezes, Raissa Cortat
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88658
  • POETIC THOUGHT: EPISTEMOLOGIES, METHODOLOGIES AND ARTISTIC NARRATIVES IN RESEARCH AND TEACHING

    Priscilla Menezes, Raissa Cortat
    9-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88659

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO

  • HAVEN’T YOU HEARD? THIS IS THE SOUND OF RIGOR REACHING THE BOTTON OF THE SEA.

    Nathália Terra Barbosa, Victória Cardin Alfano Raposo, Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
    18-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84696
  • WHAT IF TO PLAY WAS TO LIVE AND TO TO LIVE WAS ART?: LESSONS LEARNT WITH THE GUARANI MBYA

    Renan Santiago de Sousa
    35-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84782
  • LETTERS TO SENTIPENSAR IN EDUCATION TEACHING

    Bruna Moraes Battistelli, Kelly Lima, Caroline da Cruz Melnick
    56-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683
  • Reimagine

    Virna da Silva Bemvenuto
    75-117
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88412
  • POETIC-EROTIC PRACTICES: WAYS OF CLEAVING THE COLONIAL-CAPITALISTIC REGIME

    Vanessa Cristina Dias, Renata Azevedo Requião, Aline Accorssi
    106-126
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84012
  • (DES)FORMATIVE LITTLE THINGS OF/IN EVERYDAY LIFE: POSSIBILITIES OF AESTHESIS, CHARM AND ART IN TEACHER TRAINING

    Michelle Dantas Ferreira, Edilane Oliveira da Silva, Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84766
  • THE MOVEMENT OF WAVES AS A TEMPORAL FIGURE OF ORIGIN

    Marina Harter Pamplona
    149-164
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84557
  • DO WE KNOW WHAT A BODY CAN DO?

    Erin Manning; André Bocchetti, Julia Polessa Maçaira
    165-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82908
  • LIFEWRITING: AN INVITATION TO POETIZE EDUCATION RESEARCH

    Ivone Priscilla de Castro Ramalho, KARYNE DIAS COUTINHO
    180-196
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84756
  • WHERE IMAGES BURN: FOR MORE INVENTIVE EXPERIMENTS AND ARTISTAGE IN EARLY EDUCATION

    Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832
  • SHOOTING SLEEPY BIRDS: SOME POSSIBILITIES FOR RESEARCH IN EDUCATION IN AN IMAGINED INTERVIEW WITH FEDERICO GARCÍA LORCA

    Neilton dos Reis
    218-233
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84682
  • METAMOPHOSIS IN THE ORCHARD OR THE RISK OF ASTONISHMENT ENGRAVING

    Irene Milhomens
    234-254
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84745
  • BOOK BY ARTIST-TEACHER: COM[POSITIONS] WITH TRAINING IN VISUAL ARTS

    Rafael Agatti Durante, Marilda Oliveira de Oliveira
    255-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718
  • DOMESTICING QUEER THEORY OA PERFORMATIC RESEARCH WITH

    Francisco Ramallo, María Alejandra Estifique
    275-293
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83549

Relatos de experiências

  • INSPIRATION FOUND US WORKING: NARRATIVES ABOUT TEACHER FORMATION FOR ART TEACHING IN THE EARLY YEARS

    Edja Souza Barbosa, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
    294-313
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.70530

Resenhas

  • WHITENESS ON THE AGENDA: PRIVILEGE, MERITOCRACY AND NARCISSISTIC PACT

    Camila Santos Pereira, Anamaria Ladeira Pereira
    314-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82345

Demanda contínua

  • SOCIO-EDUCATIONAL MEASURES AND THE PEDAGOGICAL ASPECTS IN THE STATE OF SERGIPE: A SYSTEMATIC REVIEW OF PUBLICATIONS FROM 2018 TO 2023

    ANA BÁRBARA ASSUNÇÃO VAZQUEZ CORRÊA, CATHARINE PRATA SEIXAS
    320-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82459
  • THE POWER OF LAUGHTER AND THE POWER THAT LAUGHES: TWO FORMS OF RIDICULARIZATION OF POWER FIGURES

    Thiago Fortes Ribas, Gisele Batista Candido
    342-363
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84930
  • THE RELEVANCE OF READING PRACTICE IN THE LITERACY PROCESS.

    Ana Claudia Ortega Alonso, Erika Karla Barros da Costa, ARÃO DAVI OLIVEIRA, Vanessa Janaína viana de Oliveira
    364-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73430
  • WHAT FITS ON THE RESUME? TEACHING INTERNSHIP, DIS/LEARNING AND SENTIMENTAL ITINERARIES AT A COLLEGE OF EDUCATION

    Claudia Miranda, Carolina Romanazzi Freire, Monalisa Gomes de Lima Barros Cabral, Jackeline Moreira Análio
    380-398
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82860