REIMAGINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.88412

Resumo

Experimento verbo-visual a partir de imagens que mobilizaram o pensamento poético da pesquisa de mestrado Reimaginar ruínas: (de)formações poeticopedagógicas (UNIRIO/PPGEdu). Pedaços e paisagens de escola, baba docente, texto-têxtil, que convidam a olhar com a potência proliferadora de um pensar por imagens, para além das margens da razão (Antônio, 2009). Aqui, a noção de pensamento poético opera como umidade necessária para o amolecimento das práticas desvitalizantes, que nos arruínam cotidianamente nos ambientes escolares e para proliferação dos movimentos engendrados de vida que podem fazer da escola um lugar de criação. Toma-se a cartografia como metodologia que acolhe os processos de subjetivação da pesquisadora, conjugando as travessias entre a artista e a professora, compreendendo o corpo como lugar habitado.

Biografia do Autor

Virna da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Virna da Silva Bemvenuto (Rio de Janeiro, 1994) é artista, professora na educação básica, mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduada em Artes Plásticas - Licenciatura pela EBA/UFRJ. Investiga relações entre processos de criação e formação docente, na interface entre arte e educação.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

BEMVENUTO, Virna da Silva. REIMAGINAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 75–117, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.88412. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/88412. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)