A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73430Palavras-chave:
Leitura, Alfabetização, Gêneros-textuais.Resumo
A alfabetização e a leitura são processos que são desenvolvidos de forma indissociável na prática pedagógica. No bojo desse objeto, visou-se responder se há efetividade da prática da leitura como elemento que auxilia o processo de alfabetização? Por isso, traçamos como objetivo: discutir como a prática da leitura pode contribuir no desenvolvimento do processo de alfabetização. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, na qual utilizou-se pressupostos de Soares (2011, 2018, 2020); Ferreiro e Teberosky (1985); e Freire (1982, 1987, 1994 ,1996) para analisar o dados coletados. Os resultados indicam que a leitura no processo de alfabetização torna-se uma ferramenta indispensável, pois colabora na formação do leitor, inserindo-o na sociedade letrada de forma adequada. Para tanto, é necessário que possibilitem condições favoráveis para a prática da leitura, despertando leitores críticos. A prática de leitura precisa ser estimulada para que possa ser introduzida na experiência da criança como uma atividade que promova mudança de hábito e comportamento.
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