A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73430

Palavras-chave:

Leitura, Alfabetização, Gêneros-textuais.

Resumo

A alfabetização e a leitura são processos que são desenvolvidos de forma indissociável na prática pedagógica. No bojo desse objeto, visou-se responder se há efetividade da prática da leitura como elemento que auxilia o processo de alfabetização? Por isso, traçamos como objetivo: discutir como a prática da leitura pode contribuir no desenvolvimento do processo de alfabetização. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, na qual utilizou-se pressupostos de  Soares (2011, 2018, 2020); Ferreiro e Teberosky  (1985); e Freire (1982, 1987, 1994 ,1996) para analisar o dados coletados. Os resultados indicam que a leitura no processo de alfabetização torna-se uma ferramenta indispensável, pois colabora na formação do leitor, inserindo-o na sociedade letrada de forma adequada. Para tanto, é necessário que possibilitem condições favoráveis para a prática da leitura, despertando leitores críticos. A prática de leitura precisa ser estimulada para que possa ser introduzida na experiência da criança como uma atividade que promova mudança de hábito e comportamento.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ortega Alonso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licenciada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Anhanguera Campo Grande-MS. Foi bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (MS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda no programa PROFEDUC da UEMS, com o objeto de pesquisa: A produção currícular no curso de Pedagogia na perspectiva de seus estudantes: entre a mesmidade e a diferença. Orientada pela Profa. Dª Sirley Lizott Tedeschi, UEMS - Unidade Campo grande -MS. Pesquisadora bolsista pela FUNDECT.

Erika Karla Barros da Costa, Centro Universitário Anhanguera

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB), Especialista em PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduada em Pedagogia pela UCDB e em Letras/Português pela FCE, graduanda em História licenciatura e Jornalismo pela Anhanguera. Atuou como Coordenadora e Professora dos Cursos de Licenciaturas da Faculdade Nova Roma (PE). Atuou como Coordenadora e professora dos Cursos presenciais de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e Coordenadora dos Cursos EAD da mesma instituição; Gestora da Educação Profissional e do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Estado de Educação de MS. Foi Coordenadora Estadual do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro e do Programa de Formação de Professores - PROINFANTIL e Coordenadora do Curso Normal Médio da EE Profª Maria de Lourdes Widal Roma. Trabalhou como Coordenadora do Ensino Médio do Colégio ABC/CBA e atualmente é Coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Mon Petit e Colégio Mon Géant. Possui experiência em Gestão escolar para resultados, na formação de professores na área de Educação, com ênfase em Educação infantil e Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, ludicidade, aprendizagem significativa, avaliação, gestão de sala de aula, gestão pedagógica, currículo, matemática, jogos, educação matemática e alfabetização.

ARÃO DAVI OLIVEIRA, Universidade Católica Dom Bosco.

Doutor em Educação (UCDB). Foi Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em educação (UCDB); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI); Licenciado em Pedagogia (UNIP) e História (UFMS); experiência na docência no curso de licenciatura em Pedagogia com ênfase em Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Gestão Educacional, Avaliação da Educação,  Jogos e Brinquedos na Infância, Legislação Educacional e TCC; e na Pós-graduação Lato Sensu na área da educação com ênfase nas disciplinas: Avaliação da Educação, Didática, Metodologia do Trabalho Científico e TCC; Parecerista Ad hoc das Revista: Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação; Cadernos de Gênero e Tecnologia; Revista Contemporânea de Educação”; e “Cadernos do Ceom”. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEFORT), vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF, Brasil; ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0746-2569. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5059002203303392. E-mail: adodavi@gmail.com.

Vanessa Janaína viana de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005);  especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade do Vale Itajaí Mirim (2007); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2022). Atualmente é Coordenadora dos Anos Iniciais do E. F. da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1043632441551647;

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9928-0158.

E-mail: nessa3502@gmail.com

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

ALONSO, Ana Claudia Ortega; COSTA, Erika Karla Barros da; OLIVEIRA, ARÃO DAVI; OLIVEIRA, Vanessa Janaína viana de. A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 364–379, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73430. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73430. Acesso em: 17 mar. 2025.