O que cabe no currículo? Estágio docente, des/aprendizagens e itinerários sentipensantes em uma faculdade de educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82860Palabras clave:
Estágio docente, Iniciação à docência, Currículos decoloniaisResumen
Este artigo é sobre outras andarilhagens curriculares a partir de uma perspectiva sentipensante que se fortaleceu no estágio docente na disciplina de Currículo, organizada por professoras (mestrandas, doutorandas e titular da disciplina), no primeiro semestre do ano de 2023, em uma universidade pública. O trabalho impulsionado dialogicamente emergiu nas idas e vindas exigidas pelo programa de pós-graduação em Educação e, desaguou no encontro com os grupos de estudantes de graduação. Aproximamo-nos das suas ideias sobre o que cabe no currículo, quando a orientação é mais intercultural e menos ancorada nas referências estáticas identificadas com o eurocentrismo. No conjunto, contamos com um total de vente e seis estudantes, de um total de trinta e sete matriculados. A metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas e questionário. Apresentamos, aspectos das representações construídas sobre o modo como dialogam sobre suas impressões a respeito das temáticas abordadas, ao longo de uma travessia que definimos como sentipensante.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Claudia Miranda, Carolina Romanazzi Freire, Monalisa Gomes de Lima Barros Cabral, Jackeline Moreira Análio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional 




















