VOCÊ NÃO ESCUTOU? ESSE É O SOM DO RIGOR TOMBANDO NO FUNDO DO MAR.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84696

Resumo

Em um mergulho por entre o poético e científico, o nosso convite nesse texto é fazer tombar a noção de rigor e deixá-la afundar até o fundo do mar porque bom mesmo é estar debaixo d’água. Sem a pretensão de definir de uma vez por todas o que seria o rigor na pesquisa em educação, nosso texto funciona como um exercício molhado, uma escrita a três, que faz borbulhar e experimenta com essa noção tão cara ao fazer científico em busca de um deslocamento atento ao processo e não tanto enquanto algo apriorístico. Acompanhadas de diferentes autores e linguagens implicados com a abertura a um pensamento diferencial, nós apostamos em uma experimentação com a escrita e com a pesquisa que aqui também se faz com a noção de rigor e para tanto, mergulhamos em três movimentos: o ensaio como operação, o fragmento como deslocamento da escrita e a montagem como procedimento de composição; enquanto um certo modo de nos mantermos no tombo de modo a fazer com que rigor e vigor se confundam.

Biografia do Autor

Nathália Terra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Química do CAp-UFRJ, Licenciada em Química (UFRJ), Mestre em Educação (UERJ) e Doutora em Educação (UFRJ). Integrande do BAFO! Bando de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença.

Victória Cardin Alfano Raposo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Com Beckett “quem é que fala assim, dizendo que sou eu?”. Professora de Ciências e Biologia, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES e integrante do GESTE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Educação.

Teresa N. R. Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação (GESTE). Licenciada (Universidade de Lisboa) e mestre em Filosofia (K. U. Leuven) e doutora em Educação e Sociedade (Universidade de Sevilha). Pesquisa as práticas de estudo na universidade e a escrita acadêmica.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

TERRA BARBOSA, Nathália; CARDIN ALFANO RAPOSO, Victória; PAULA NICO REGO GONÇALVES, Teresa. VOCÊ NÃO ESCUTOU? ESSE É O SOM DO RIGOR TOMBANDO NO FUNDO DO MAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 18–34, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.84696. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84696. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO