O movimento das ondas como figura temporal da origem
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84557Palabras clave:
Infância, Literatura, História, Tempo, LinguagemResumen
O presente artigo busca estabelecer uma conexão entre o fluxo narrativo das vozes das crianças que aparecem na primeira parte do livro As ondas, de Virgínia Woolf, e as elaborações conceituais em torno do tempo e da história de Walter Benjamin, privilegiando o conceito de Origem [Ursprung]. Ao percorrer os escritos do filósofo berlinense, entrevemos a montagem de uma ciência do tempo oportuno, e é por uma coleção de imagens oferecida pela infância e pela literatura que podemos investigar as espessuras de um tempo intensivo. A partir dessas conexões, articulamos uma concepção política de infância, capaz de desmontar o mito da eficiência do tempo linear e cronológico e operar novas montagens para o pensamento e a linguagem, afinal, é pela linguagem que essas revelações podem ser operadas. Através da convergência entre literatura e infância, flagramos as imagens narrativas do tempo originário, no ritmo das ondas, como essa dialética entre presença e ausência
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marina Harter Pamplona

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional 




















