DOMÉSTICAR A TEORIA (QUEER) O UMA PESQUISA PERFORMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83549Resumo
La institucionalización de la teoría queer como campo de estudio privilegió su condición pública e intelectual. En este artículo presentamos los hallazgos de una investigación doctoral que valorizó su composición doméstica, a partir de una autobiografía performática con la educación íntima, cotidiana y familiar de su autora. Entre sexualidades, alimentaciones y desechos, se expande la lectura del texto al cuerpo, como ambiente para identificar una serie de categorías conceptuales. La inseparabilidad del medio próximo que nos rodea, como investigación-vida, es propicia para recuperar saberes blandos y desprestigiados socialmente en la compulsión intelectual de la academia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Ramallo, María Alejandra Estifique

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional