A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO
NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.70530Palavras-chave:
Formação inicial, Pedagogia, Práticas de ensino.Resumo
A preparação de professores e professoras para o ensino de Arte nos Anos Iniciais ainda é fragilizada. Refletir sobre esta formação possibilita aos futuros professores/as ressignificar esta jornada educativa, ao mesmo tempo que se projeta que uma nova maneira de ensinar Arte é possível e necessária. Há um aumento da utilização da narrativa, tanto como método de pesquisa quanto como oportunidade formativa, principalmente no campo da formação de professores/as. Este artigo tem por objetivo analisar as narrativas produzidas por estudantes de Pedagogia de uma universidade pública federal do estado de Alagoas sobre suas experiências na disciplina Saberes e Metodologias para o Ensino de Arte. Foi utilizada a metodologia da Pesquisa Narrativa e como aporte teórico autores como Benjamin (1994), Oliveira (2017), Ventura (2020), Barbosa (2012), Ferraz e Fussari (2010), Iavelberg (2003), dentre outros. Como resultado, observou-se que o ato de narrar, tendo como foco a autoavaliação, constitui oportunidade de aprendizado.
A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS
Referências
ABRAHAM, Ada. O professor é uma pessoa. São Paulo: Brasiliense, 1984.
ALVES, Gislene de Araújo. Narrativas de si: reflexões teórico-metodológicas da pesquisa (auto) biográfica como abordagem de investigação e formação docente. Anais do Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2015.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BARDIN, Laurin. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BULATY, Andréia. O currículo e as artes visuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
FERRAZ, Maria Heloísa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em revista, v. 31, p. 17-44, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/w7DhWzM5mB4mZWLB5hthLVS/?format=pdf Acesso em 15 set 2022.
MACHADO, Regina. Sobre mapa e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
MENDES, Ana Silvia Cury Abbade. Concepções de ensino da arte nos cursos de pedagogia: uma análise nas microrregiões de Frutal, Iturama, Araxá e Uberaba, MG. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016.
OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE. 2017. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2017.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2008, v. 8, n. 2. pp. 261-266. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001. Acesso em 15 set 2022.
VENTURA. Lidnei. O vôo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distância. Florianópolis: UDESC, 2020.
VENTURA, Lidnei; CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2019000100426&lng=pt
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução: João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Artes de Educar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional