A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO

NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.70530

Palavras-chave:

Formação inicial, Pedagogia, Práticas de ensino.

Resumo

 

           

A preparação de professores e professoras para o ensino de Arte nos Anos Iniciais ainda é fragilizada. Refletir sobre esta formação possibilita aos futuros professores/as ressignificar esta jornada educativa, ao mesmo tempo que se projeta que uma nova maneira de ensinar Arte é possível e necessária. Há um aumento da utilização da narrativa, tanto como método de pesquisa quanto como oportunidade formativa, principalmente no campo da formação de professores/as. Este artigo tem por objetivo analisar as narrativas produzidas por estudantes de Pedagogia de uma universidade pública federal do estado de Alagoas sobre suas experiências na disciplina Saberes e Metodologias para o Ensino de Arte. Foi utilizada a metodologia da Pesquisa Narrativa e como aporte teórico autores como Benjamin (1994), Oliveira (2017), Ventura (2020), Barbosa (2012), Ferraz e Fussari (2010), Iavelberg (2003), dentre outros. Como resultado, observou-se que o ato de narrar, tendo como foco a autoavaliação, constitui oportunidade de aprendizado.

A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS

Biografia do Autor

Edja Souza Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Professora dos anos iniciais pelo município de Teotônio Vilela; Pedagoga (UNEAL); Especialista em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (FAVENI).

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Pedagoga (UFPE)

Referências

ABRAHAM, Ada. O professor é uma pessoa. São Paulo: Brasiliense, 1984.

ALVES, Gislene de Araújo. Narrativas de si: reflexões teórico-metodológicas da pesquisa (auto) biográfica como abordagem de investigação e formação docente. Anais do Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2015.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BARDIN, Laurin. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BULATY, Andréia. O currículo e as artes visuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

FERRAZ, Maria Heloísa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em revista, v. 31, p. 17-44, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/w7DhWzM5mB4mZWLB5hthLVS/?format=pdf Acesso em 15 set 2022.

MACHADO, Regina. Sobre mapa e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

MENDES, Ana Silvia Cury Abbade. Concepções de ensino da arte nos cursos de pedagogia: uma análise nas microrregiões de Frutal, Iturama, Araxá e Uberaba, MG. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016.

OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE. 2017. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2017.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2008, v. 8, n. 2. pp. 261-266. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001. Acesso em 15 set 2022.

VENTURA. Lidnei. O vôo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distância. Florianópolis: UDESC, 2020.

VENTURA, Lidnei; CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2019000100426&lng=pt

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução: João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

BARBOSA, Edja Souza; DE ALBUQUERQUE, Tereza Cristina Cavalcanti. A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 294–313, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.70530. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70530. Acesso em: 17 mar. 2025.