NÓS SABEMOS O QUE PODE UM CORPO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82908

Resumo

Em entrevista, a artista e filósofa canadense Erin Manning situa a questão do corpo no âmbito de suas pesquisas, desde uma aproximação que privilegia a incorporação a partir de uma mirada pós-humanística e processual. Situado em uma ecologia de relações que lhe dá possibilidade, o corpo é pensado a partir do acontecimento e da dança da atenção que se desenrola entre ambos. O que emerge daí é uma análise relacional e atenta às forças mais-que-humanas que, no caso desta discussão, desemboca em um debate acerca do caráter transindividual da incorporação, com ressonâncias na forma de pensarmos a neurodiversidade e a percepção autista, temas centrais na obra de Manning. Ao debater sobre eles, a pesquisadora também situa seus modos de fazer investigativo, assinalando alguns dos movimentos de seu trabalho que desembocam em um modo de compreender e se aproximar da pesquisa-criação e de conceber o próprio espaço de investigação enquanto ambiente criativo e atento às ecologias de existências que o instauram.

Biografia do Autor

Erin Manning, Concordia University

Artista e professora titular de filosofia e arte relacional da Concordia University, Montreal, Canadá. Dirige o SenseLab e o 3 Ecologies Project. 

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis.

Julia Polessa Maçaira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o LABES - Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

MANNING, Erin; BOCCHETTI, André; POLESSA MAÇAIRA, Julia. NÓS SABEMOS O QUE PODE UM CORPO?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 165–179, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82908. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82908. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO