METAMORFOSES NO POMAR ou ARRISCO GRAVAR O ESPANTO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84745Resumo
Este trabalho propõe uma leitura de Espantografias (Pucheu, 2021) — a grafia ou escrita nascida do espanto — como um exercício de transcriação (Campos, 2004) da experiência através do ato performático linguageiro — em outros termos, uma prática que acontece no âmbito da linguagem, ou das linguagens. A partir do pensamento de Alberto Pucheu, prevalece, aqui, o desejo de ver desguarnecidas e horizontalizadas as fronteiras entre música, poesia, filosofia, performance e dança, no entendimento de que tais fazeduras performáticas, enquanto linguagem, definem sempre seu curso na esfera da corporeidade. Aqui, a queda aparece como elemento chave na tessitura de uma pedagogia do espanto. Desta forma, a intenção é demonstrar, espantograficamente, no trabalho de Angel Vianna, a Consciência do Movimento ou Metodologia Angel Vianna, a construção de um processo catalizador de espanto enquanto prática de uma tecitura metamórfica — a pedagogia do acontecimento. Desta maneira, atravessando pelos múltiplos sentidos do que é ser um corpo, neste presente artigo, vamos realizando um percurso poético entre poesia, filosofia e dança.
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