ESCRITA-VIDA: UM CONVITE A POETIZAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84756

Resumo

Ao perguntar sobre o potencial das artes como via de pesquisa e escrita acadêmica, este texto apresenta elementos que envolvem uma pesquisa-experimentação, indissociável de uma escrita-vida, do tipo ensaística, que se vale da força poética para criação de narrativas polissêmicas que emergem como apostas epistemológicas no campo da educação. Para tanto, problematiza o papel da escrita e pesquisa acadêmica na contemporaneidade, ao mesmo tempo em que faz um convite a experimentar uma escrita ensaística que se abra para o caos, para a incerteza e para o paradoxo, buscando expressar o indizível e o não-sabido. A escrita acadêmica é, assim, concebida como um ato performático, um ensaio na vida, que transborda os limites entre ciência, arte e filosofia. Nesse sentido, sugere-se uma pesquisa-experimentação, entrelaçada à vida, convidando a uma experiência múltipla e aberta, instaurando uma escrita que celebre a existência, que seja potente e pulsante, capaz de transformar o escritor-pesquisador no ato de escrever-pesquisar em educação

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

DE CASTRO RAMALHO, Ivone Priscilla; COUTINHO, KARYNE DIAS. ESCRITA-VIDA: UM CONVITE A POETIZAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 180–196, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.84756. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84756. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO