ATIRANDO EM PÁSSAROS SONOLENTOS: ALGUNS POSSÍVEIS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NUMA ENTREVISTA IMAGINADA COM FEDERICO GARCÍA LORCA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84682Resumo
Um exercício de imaginação. Não é óbvio que a isso se resume qualquer pesquisa acadêmica-artística? Um exercício de invenção. Não é óbvio que a isso se resume qualquer metodologia? Nesse artigo, busco operar com essa obviedade. Em uma entrevista imaginada-inventada com o poeta Federico García Lorca, o objetivo é forjar a possibilidade de criação de uma metodologia de pesquisa em Educação fundamentada nos processos do artista. Para isso, parto de um referencial que coloca Carlos Ginzburg e Linda Tuhiwai Smith para conversar e legitimo esse exercício através dessa conversa inusitada. Mais inusitada ainda, segue-se a minha conversa com Lorca. Adentrando suas experiências teóricas e práticas, chega-se a uma metodologia lorqueana com métodos próprios e fazeres epistemológicos bem delineados. Defendo que esse exercício nos ajuda a elaborar outros possíveis para a pesquisa em Educação e, também, e não que isso esteja em separado, para a vida política dos/as pesquisadoras/es. É um convite a acessar uma outra forma de produzir conhecimento.
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