Atirando em pássaros sonolentos: alguns possíveis para a pesquisa em educação numa entrevista imaginada com Federico García Lorca
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84682Palabras clave:
Metodologia, Federico García Lorca, Imaginação, InvençãoResumen
Um exercício de imaginação. Não é óbvio que a isso se resume qualquer pesquisa acadêmica-artística? Um exercício de invenção. Não é óbvio que a isso se resume qualquer metodologia? Nesse artigo, busco operar com essa obviedade. Em uma entrevista imaginada-inventada com o poeta Federico García Lorca, o objetivo é forjar a possibilidade de criação de uma metodologia de pesquisa em Educação fundamentada nos processos do artista. Para isso, parto de um referencial que coloca Carlos Ginzburg e Linda Tuhiwai Smith para conversar e legitimo esse exercício através dessa conversa inusitada. Mais inusitada ainda, segue-se a minha conversa com Lorca. Adentrando suas experiências teóricas e práticas, chega-se a uma metodologia lorqueana com métodos próprios e fazeres epistemológicos bem delineados. Defendo que esse exercício nos ajuda a elaborar outros possíveis para a pesquisa em Educação e, também, e não que isso esteja em separado, para a vida política dos/as pesquisadoras/es. É um convite a acessar uma outra forma de produzir conhecimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Neilton dos Reis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional