MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ESTADO DE SERGIPE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PUBLICAÇÕES DE 2018 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82459Resumen
O presente estudo analisa as produções bibliográficas que versam sobre as medidas
socioeducativas e suas relações com o campo pedagógico no estado de Sergipe no período
de 2018 a 2023. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, utilizou-se a
revisão sistemática para o levantamento bibliográfico e documental, a busca por artigos,
teses e dissertações publicados nas bases Scientific Electronic Library Online (Scielo),
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Scholar. Selecionamos os
seguintes descritores: “Medidas Socioeducativas”, “Medidas Socioeducativas and
Pedagogia”, “Medidas Socioeducativas and Sergipe”, “Socioeducação”. Após todas as
aplicações dos descritores, apenas 4 trabalhos foram publicados nos últimos cinco anos com
o foco nas instituições socioeducativas sergipanas. Obteve-se a frequência dos termos
adolescentes (7,8%), escola/escolar/aprender/saber (2,7%), gênero/sexismo/mulheres
(1,7%) e social/medida socioeducativa/SINASE (1,2%) respectivamente. Em Sergipe, dos
quatro trabalhos analisados, dois são da área da Psicologia, sendo um artigo publicado no
periódico Revista Latinoamericana de Ciencias Socia-les, Niñez y Juventud e uma
dissertação do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia da Universidade
Federal de Sergipe. Os demais trabalhos são uma dissertação do Programa de Pósgraduação da área em Sociologia e uma tese do Programa de Pós-graduação em Educação,
ambos da Universidade Federal de Sergipe. Estes dados, revelaram que há, nos últimos
anos, a escassez de trabalhos cujo foco são os aspectos pedagógicos, que dialoguem com o
campo educacional, fato este que reverbera na análise de dados, uma vez que não
encontramos categorias que envolvem saberes didáticos, curriculares e pedagógicos.
Palavras-chave: Aspectos Pedagógicos; Medidas Socioeducacionais; Revisão Sistemática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Bárbara Assunção Vazquez Corrêa, Catharine Prata Seixas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional