MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ESTADO DE SERGIPE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PUBLICAÇÕES DE 2018 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82459Resumo
O presente estudo analisa as produções bibliográficas que versam sobre as medidas
socioeducativas e suas relações com o campo pedagógico no estado de Sergipe no período
de 2018 a 2023. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, utilizou-se a
revisão sistemática para o levantamento bibliográfico e documental, a busca por artigos,
teses e dissertações publicados nas bases Scientific Electronic Library Online (Scielo),
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Scholar. Selecionamos os
seguintes descritores: “Medidas Socioeducativas”, “Medidas Socioeducativas and
Pedagogia”, “Medidas Socioeducativas and Sergipe”, “Socioeducação”. Após todas as
aplicações dos descritores, apenas 4 trabalhos foram publicados nos últimos cinco anos com
o foco nas instituições socioeducativas sergipanas. Obteve-se a frequência dos termos
adolescentes (7,8%), escola/escolar/aprender/saber (2,7%), gênero/sexismo/mulheres
(1,7%) e social/medida socioeducativa/SINASE (1,2%) respectivamente. Em Sergipe, dos
quatro trabalhos analisados, dois são da área da Psicologia, sendo um artigo publicado no
periódico Revista Latinoamericana de Ciencias Socia-les, Niñez y Juventud e uma
dissertação do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia da Universidade
Federal de Sergipe. Os demais trabalhos são uma dissertação do Programa de Pósgraduação da área em Sociologia e uma tese do Programa de Pós-graduação em Educação,
ambos da Universidade Federal de Sergipe. Estes dados, revelaram que há, nos últimos
anos, a escassez de trabalhos cujo foco são os aspectos pedagógicos, que dialoguem com o
campo educacional, fato este que reverbera na análise de dados, uma vez que não
encontramos categorias que envolvem saberes didáticos, curriculares e pedagógicos.
Palavras-chave: Aspectos Pedagógicos; Medidas Socioeducacionais; Revisão Sistemática.
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Copyright (c) 2024 Ana Bárbara Assunção Vazquez Corrêa, Catharine Prata Seixas

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