Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 3 (2022): Setembro/Dezembro - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica
v. 8 n. 3 (2022): Setembro/Dezembro - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica
Publicado em 7 de dezembro de 2022.
Publicado:
07-12-2022
Expediente
603 - 604
PDF
APRESENTAÇÃO
Márcia Denise Pletsch, Flávia Miller Naethe Motta, Alexandre Rodrigues de Assis, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
606 - 610
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.71564
Dossiê temático
TECNOLOGIA COMO PREMISSA PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Márcia Denise Pletsch
611 - 629
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828
ACESSIBILIDADE NA CIBERCULTURA: USOS DO AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO DE SURDOS NA PANDEMIA
Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves, Mirian Maia do Amaral
630 - 648
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69657
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO
Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
649 - 666
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
TECNOLOGIA ASSISTIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO NA PANDEMIA
Joane Lopes Ribeiro, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
667 - 688
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69691
A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Maíra Gomes de Souza da Rocha
689 - 703
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69705
INDICADORES EDUCACIONAIS DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS NA PANDEMIA DO COVID-19 EM NOVA IGUAÇU/RJ
ALINE PIMENTA BAZILIO TOMAZ, ALBA VALÉRIA VARGAS RODRIGUES, SIMONE FERNANDES GONÇALVES, VANIA DAS GRAÇAS SILVA MACHADO VIANA
704 - 722
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69263
ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo
723 - 741
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871
ESTRATÉGIAS VISUAIS PARA DISCENTES SURDOS EM ESCOLAS INCLUSIVAS NO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES.
Aline Carvalho Novais, Osni Oliveira Noberto da Silva
742 - 755
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69707
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)
RENATA ANDRADE SOBRAL, GENYLTON ODILON ROCHA
756 - 773
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
774 - 796
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643
Artigos
A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Rafael Soares Silva, Wanderson Diogo Andrade da Silva
797 - 812
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Marina Antunes dos Santos, Valdirene de Miranda, Ricael Spirandeli Rocha
813 - 825
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA
Ana Nathália Machado Pereira, Lara Ferreira dos Santos
826 - 846
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384
PERCEPÇÕES, SABERES E FAZERES NA INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÕES COTIDIANAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Andrea Borges Monzón, Maria Fátima Nicodem, Natália Branchi Oliveira, Diolinda Franciele Winterhalter
847 - 864
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69687
MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS
Michelle Batista Santos, Adeline Stervinou
865 - 883
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
884 - 898
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Rosângela Maria da Silva Farias, Everaldo Nunes de Farias Filho
899 - 914
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548
O DOMINÓ COMO RECURSO NA ADAPTAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SÍNDROME DE DOWN
Gabriela Cristina Vieira, Paulo César Ribeiro Junior, Gleice Eugênia da Silva, Maria Fernanda de Faria Carvalho
915 - 927
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68748
UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG
Layla Júlia Gomes mattos, Ana Maria Abreu Costa
928 - 940
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69701
SOB O ESPECTRO DA INTERSECCIONALIDADE: MULHER, NEGRA E PROFESSORA
Letícia Laureano dos Santos, Denise Macedo Ziliotto
941 - 961
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.59478
DE PROFESSOR E MACUMBEIRO TODO MUNDO TEM UM POUCO: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NATURAIS E NATURALIZADOS NO SAMBA
Thaynã fabiano do rosário vieira, Silvia Camara Soter Da Silveira
962 - 977
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66878
HETEROTOPIAS DO CUIDADO: ESPAÇOS OUTROS PARA A INFÂNCIA NA ESCOLA
Rogério Machado Rosa, Letícia Teles de Sousa, Maria Eduarda de Souza, Fernanda Karoliny Gonçalves Rieg
978 - 990
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70209
Entrevistas
UM EDUCADOR ITALIANO EM S. PAULO ENTREVISTA COM O DR. UGO PIZZOLI E COM O COMM. TIBURTINO MONDIN PESTANA
Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa
991 - 1010
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.71558
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários