PERCEPÇÕES, SABERES E FAZERES NA INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÕES COTIDIANAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69687Palavras-chave:
experiências de inclusão, práticas pedagógicas, identidade e diferença.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma breve narrativa da trajetória do Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no que tange às experiências iniciais e subsequentes das atividades do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), relacionadas às demandas então emergentes – nos anos pandêmicos de 2020 e 2021 – de acompanhamento a alunos com necessidades educacionais específicas, bem como seus desdobramentos para 2022. Desta forma, organiza-se aqui um relato teoricamente fundamentado sobre as práticas, os aprendizados em ação, a sensibilização pela experiência e os caminhos que impeliram à construção de práticas pedagógicas acessíveis e impulsionadoras da inclusão. O trabalho faz ainda uma desconstrução da visão de currículos rígidos, valoriza a diferença e prioriza a construção das identidades no interior da instituição de ensino. Faz-se o entrelaçamento com as problemáticas insurgentes nos últimos anos até o presente momento. Aparecem neste percurso as descobertas, os desafios e as propostas.Referências
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