O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Pós-Graduação em Educação, Estado do conhecimento, Inclusão Escolar.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA) em dissertações e teses oriundas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais no Norte do Brasil, no período de 2016 a 2020, e como objetivos específicos: compreender o cenário das produções nas teses e dissertações; examinar os objetos de estudo que vem sendo privilegiados nas pesquisas sobre o tema; identificar os aportes teóricos e escolhas metodológicas adotadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, se ancora na abordagem qualitativa, é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Os resultados obtidos demonstraram que as práticas direcionadas aos alunos com TEA normalmente apresentam seus referenciais teóricos embasados na perspectiva histórico-cultural (Vygotsky) ou no behaviorismo (Skinner). Outro dado, é que as produções ainda se apresentam em número incipiente, normalmente direcionadas as etapas iniciais da Educação Básica, revelando lacunas nas produções relativas aos anos finais e ensino superior, bem como, a ausência de pesquisas que apresentem ênfase na acessibilidade e inovação tecnológica, além de fragilidades metodológicas e conceituais. 

Biografia do Autor

RENATA ANDRADE SOBRAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - PGEDA pela Universidade Federal do Pará. Atualmente ocupa o cargo de Professora do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas- GEPAPPI e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão-INCLUDERE. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na educação especial e inclusiva.

GENYLTON ODILON ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP). Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretário Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); e Tutor do Grupo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes.

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

SOBRAL, RENATA ANDRADE; ROCHA, GENYLTON ODILON. O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 756–773, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69279. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69279. Acesso em: 29 abr. 2024.