Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 2 (2021): Maio/Agosto - História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
v. 7 n. 2 (2021): Maio/Agosto - História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
Publicado em 17 de novembro de 2021.
Publicado:
17-11-2021
Expediente
706-707
PDF
Apresentação – Dossiê História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
Denize Sepulveda, Alessandra Schueler, Jes Baez
709-715
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63424
Dossiê temático
História de mulheres negras, professoras, ex-cotistas e suas memórias de infância e de adolescência na escola
Kelly da Silva, Anderson Ferrari
716-737
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63425
Caminhos históricos da coeducação: reflexões sobre misturas e separações durante o isolamento
Daniela Auad
738-753
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63426
As experiências formativas da atriz Aracy Cortes e sua qualidade mulata: o teatro de revistas como espaço de práticas educativas difusas no Rio de Janeiro dos anos 1920
Rebeca Natacha de Oliveira Pinto
754-776
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63427
Os caminhos entrelaçados das docentes do Instituto profissional feminino Orsina da Fonseca (IPFOF)
Teresa Vitória Fernandes Alves
777-790
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63428
Christine de Pizan e a educação de mulheres no alvorecer da modernidade
Anna Beatriz Esser dos Santos
791-804
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63429
Azoilda Loretta da Trindade e o legado do projeto a cor da cultura
Gisele Rose da Silva
805-820
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63430
Nísia Floresta e o pioneirismo “invisível” do feminismo brasileiro
Amanda Mendonça, Luciana Martins
821-838
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63431
Corpos silenciados: os dados da violência sexual contra mulheres no Rio de Janeiro
Carolina da Silva Santos, Gabriel Siqueira Corrêa, Ana Beatriz da Silva Anacleto
839-856
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63432
Nadhezda Krupskaia: ação e luta de uma educadora comunista
Dagmar de Mello e Silva, Maria Onete Lopes Ferreira, Maria Cláudia Reis
857-870
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63433
Entre trayectorias: para uma historia reciente del profesorado em letras desde um abordaje de género
Valeria Sardi
871-890
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63434
Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino
Aline de Souza de Souza Araújo França
891-908
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63435
Género y curriculum: una mirada generizada sobre el plan de estudios de la carrera de sociología
Andres Malizia
909-929
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63436
Memórias de Marta de Julia Lopes de Almeida: uma narradora burguesa num contexto de exclusão social
Eurídice Hespanhol Macedo Pessoa
930-949
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63439
A atuação da cruz e da espada para despotencializar as lutas feministas e naturalizar as funções sociais das mulheres nas décadas de 1920 e 1930, por meio das revistas: o centurião e a ordem
Anna Clara Granado, Pedro Henrique Lessa Torres, José Antonio Miranda Sepulveda
950-964
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63440
Roda na saia: história, costura e educação de mulheres negras professora
Rejane Lucia Amarante de Macedo
965-982
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63441
Artigos
Cenas escolares entre a negação da diferença e a disciplinarização dos corpos: uma análise foucaultiana das relações escolares
Rachel Pulcino, Pâmela Esteves
983-1001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63443
O currículo de história num contexto pós-moderno: uma síntese dialética da relação sujeito-saber
Raimundo Wagner Gonçalves de Medeiros Gomes, Paulo Augusto Tamanini
1002-1015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63446
Por uma pedagogia da amorosidade queer
Danielle Ferreira Bastos, Marília Etienne Arreguy
1016-1036
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63448
Representações de José Gaspar Rodríguez de Francia a partir do manual didático
Clovis Antonio Brighent
1037-1061
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63450
A educação no encontro das diferenças: os brasileiros em Portugal
Juliana Cardoso Ribeiro, João Dantas dos Anjos Neto, Luis Arthur da Costa Silva
1062-1078
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63453
Educação com sentido: reflexões sobre o afeto em sala de aula
Noa Cykman
1079-1096
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63454
Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura
Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
1097-1114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
Uma perspectiva arqueológica da educação de jovens e adultos no Brasil
Rebeca Barbosa Nascimento, Carla Luzia Borges
1115-1133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63456
Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes
Carmen Lúcia Vidal Pérez, Nathália Fonseca da Silva Barboza, Vânia Baptista Garcia
1134-1147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457
Governamentalidade didático-filosófica como prática de governo dos alunos: a leitura de textos filosóficos em sala de aula
Igor Corrêa de Barros
1148-1166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63458
Por uma gestão do cuidado: problematizações acerca da gestão escolar e suas atualizações
Mirele Corrêa, Gicele Maria Cervil, Monique Cristina Francener Hammes Schütz
1167-1183
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63459
Práticas escolares e poder disciplinar: relato de uma observação participante à luz do pensamento de Michel Foucault
Sandy Aparecida Barbosa Magalhães, Rafael Baioni do Nascimento
1184-1202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63460
Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental
Aline Madalena Martins, Tânia Mara Cruz
1203-1221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63461
Impacto de uma abordagem de dança sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários
Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva, Evanize Kelli Siviero Romarco
1222-1244
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63463
Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
1245-1263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63464
Tradução no ensino-aprendizagem da segunda língua
Renata Beatriz Freitas Estanislau
1264-1277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63465
Relatos de experiências
O perfume da Rosa Benedita
Emanuelle Carine da Silva Souza
1278-1287
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63467
Linguagem audiovisual e uso didático de recursos digitais na formação de professores e ciências
Pedro de Almeida Cunha, Bianca Maria Rêgo Martins, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida
1288-1299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63468
Pedagogia de projetos no ensino de história
Regina Celi Frechiani Bitte, Fabiana Moura Gonçalves Mouro
1300-1312
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63469
Entrevistas
Pedagogias em disputa: Denize Sepulveda entrevista Sara Wagner York
Sara Wagner York, Denize Sepulveda
1313-1332
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63471
Resenhas
As rosas que o vento leva: uma história para ninar gente grande
Pâmella Santos dos Passos
1333-1336
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63475
A atualidade do livro História do menino que lia o mundo no ano do centenário de Paulo Freire
Rafaela Domingues Pereira
1337-1344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63476
Memórias do passado colonial
Adrielle Karolyne Sousa Lisboa
1345-1353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63477
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários