v. 7 n. 2 (2021): Maio/Agosto - História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores

					Visualizar v. 7 n. 2 (2021): Maio/Agosto - História das Mulheres e Educação:  perspectivas de pesquisa e formação de professores
Publicado em 17 de novembro de 2021.
Publicado: 17-11-2021
  • Apresentação – Dossiê História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores

    Denize Sepulveda, Alessandra Schueler, Jes Baez
    709-715
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63424

Dossiê temático

  • História de mulheres negras, professoras, ex-cotistas e suas memórias de infância e de adolescência na escola

    Kelly da Silva, Anderson Ferrari
    716-737
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63425
  • Caminhos históricos da coeducação: reflexões sobre misturas e separações durante o isolamento

    Daniela Auad
    738-753
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63426
  • As experiências formativas da atriz Aracy Cortes e sua qualidade mulata: o teatro de revistas como espaço de práticas educativas difusas no Rio de Janeiro dos anos 1920

    Rebeca Natacha de Oliveira Pinto
    754-776
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63427
  • Os caminhos entrelaçados das docentes do Instituto profissional feminino Orsina da Fonseca (IPFOF)

    Teresa Vitória Fernandes Alves
    777-790
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63428
  • Christine de Pizan e a educação de mulheres no alvorecer da modernidade

    Anna Beatriz Esser dos Santos
    791-804
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63429
  • Azoilda Loretta da Trindade e o legado do projeto a cor da cultura

    Gisele Rose da Silva
    805-820
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63430
  • Nísia Floresta e o pioneirismo “invisível” do feminismo brasileiro

    Amanda Mendonça, Luciana Martins
    821-838
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63431
  • Corpos silenciados: os dados da violência sexual contra mulheres no Rio de Janeiro

    Carolina da Silva Santos, Gabriel Siqueira Corrêa, Ana Beatriz da Silva Anacleto
    839-856
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63432
  • Nadhezda Krupskaia: ação e luta de uma educadora comunista

    Dagmar de Mello e Silva, Maria Onete Lopes Ferreira, Maria Cláudia Reis
    857-870
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63433
  • Entre trayectorias: para uma historia reciente del profesorado em letras desde um abordaje de género

    Valeria Sardi
    871-890
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63434
  • Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino

    Aline de Souza de Souza Araújo França
    891-908
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63435
  • Género y curriculum: una mirada generizada sobre el plan de estudios de la carrera de sociología

    Andres Malizia
    909-929
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63436
  • Memórias de Marta de Julia Lopes de Almeida: uma narradora burguesa num contexto de exclusão social

    Eurídice Hespanhol Macedo Pessoa
    930-949
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63439
  • A atuação da cruz e da espada para despotencializar as lutas feministas e naturalizar as funções sociais das mulheres nas décadas de 1920 e 1930, por meio das revistas: o centurião e a ordem

    Anna Clara Granado, Pedro Henrique Lessa Torres, José Antonio Miranda Sepulveda
    950-964
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63440
  • Roda na saia: história, costura e educação de mulheres negras professora

    Rejane Lucia Amarante de Macedo
    965-982
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63441

Artigos

  • Cenas escolares entre a negação da diferença e a disciplinarização dos corpos: uma análise foucaultiana das relações escolares

    Rachel Pulcino, Pâmela Esteves
    983-1001
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63443
  • O currículo de história num contexto pós-moderno: uma síntese dialética da relação sujeito-saber

    Raimundo Wagner Gonçalves de Medeiros Gomes, Paulo Augusto Tamanini
    1002-1015
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63446
  • Por uma pedagogia da amorosidade queer

    Danielle Ferreira Bastos, Marília Etienne Arreguy
    1016-1036
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63448
  • Representações de José Gaspar Rodríguez de Francia a partir do manual didático

    Clovis Antonio Brighent
    1037-1061
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63450
  • A educação no encontro das diferenças: os brasileiros em Portugal

    Juliana Cardoso Ribeiro, João Dantas dos Anjos Neto, Luis Arthur da Costa Silva
    1062-1078
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63453
  • Educação com sentido: reflexões sobre o afeto em sala de aula

    Noa Cykman
    1079-1096
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63454
  • Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura

    Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
    1097-1114
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
  • Uma perspectiva arqueológica da educação de jovens e adultos no Brasil

    Rebeca Barbosa Nascimento, Carla Luzia Borges
    1115-1133
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63456
  • Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes

    Carmen Lúcia Vidal Pérez, Nathália Fonseca da Silva Barboza, Vânia Baptista Garcia
    1134-1147
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457
  • Governamentalidade didático-filosófica como prática de governo dos alunos: a leitura de textos filosóficos em sala de aula

    Igor Corrêa de Barros
    1148-1166
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63458
  • Por uma gestão do cuidado: problematizações acerca da gestão escolar e suas atualizações

    Mirele Corrêa, Gicele Maria Cervil, Monique Cristina Francener Hammes Schütz
    1167-1183
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63459
  • Práticas escolares e poder disciplinar: relato de uma observação participante à luz do pensamento de Michel Foucault

    Sandy Aparecida Barbosa Magalhães, Rafael Baioni do Nascimento
    1184-1202
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63460
  • Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental

    Aline Madalena Martins, Tânia Mara Cruz
    1203-1221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63461
  • Impacto de uma abordagem de dança sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários

    Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva, Evanize Kelli Siviero Romarco
    1222-1244
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63463
  • Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática

    Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
    1245-1263
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63464
  • Tradução no ensino-aprendizagem da segunda língua

    Renata Beatriz Freitas Estanislau
    1264-1277
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63465

Relatos de experiências

  • O perfume da Rosa Benedita

    Emanuelle Carine da Silva Souza
    1278-1287
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63467
  • Linguagem audiovisual e uso didático de recursos digitais na formação de professores e ciências

    Pedro de Almeida Cunha, Bianca Maria Rêgo Martins, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida
    1288-1299
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63468
  • Pedagogia de projetos no ensino de história

    Regina Celi Frechiani Bitte, Fabiana Moura Gonçalves Mouro
    1300-1312
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63469

Entrevistas

  • Pedagogias em disputa: Denize Sepulveda entrevista Sara Wagner York

    Sara Wagner York, Denize Sepulveda
    1313-1332
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63471

Resenhas

  • As rosas que o vento leva: uma história para ninar gente grande

    Pâmella Santos dos Passos
    1333-1336
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63475
  • A atualidade do livro História do menino que lia o mundo no ano do centenário de Paulo Freire

    Rafaela Domingues Pereira
    1337-1344
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63476
  • Memórias do passado colonial

    Adrielle Karolyne Sousa Lisboa
    1345-1353
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63477