Azoilda Loretta da Trindade e o legado do projeto a cor da cultura
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63430Palavras-chave:
Lei 10.639/03, a cor da Cultura, Azoilda Loretto da TrindadeResumo
No ano de 2003, a Lei 10.639 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de conteúdos de História da África e dos negros no Brasil em todo currículo escolar brasileiro, e com base na referida lei, no ano de 2004, o Canal Futura em parceria com a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC – Ministério da Educação e Cultura, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial iniciaram o projeto educativo “A Cor da Cultura”. Idealizado pela intelectual negra Azoillda Loretto da Trindade, o projeto foi difundido em todo país, produzindo materiais audiovisuais, ações culturais e educativas, visando práticas positivas e de reconhecimento e preservação das culturas afro-brasileiras.
Referências
BRANDÃO, Ana Paula; SANTOS, Kátia. Saberes e Fazeres: Caderno de Textos: Projeto A Cor da Cultura. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2015a.
BRANDÃO, Ana Paula; SANTOS, Kátia. Saberes e Fazeres: Caderno de Metodologia/ Coleção Kit Pedagógico: Projeto A Cor da Cultura. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2015b.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer técnico nº 003/2004. Brasília: Ministério da Educação, 10 de março de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em 28 jul 2020.
SILVA, Gisele Rose da. Azoilda Loretto da Trindade: o baobá dos valores civilizatórios afro-brasileiros. CEFET-RJ. 163f. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-Raciais), Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/149_Gisele%20Rose%20da%20Silva.pdf>.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros na educação.
MEC− Valores afro-brasileiros na Educação. Boletim, v. 22, 2005.
TRINDADE, Azoilda Loretto da; SANTOS, Rafael. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. O racismo no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: FGV, 1994. 249f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Estudos Avançados em Educação, Departamento de Psicologia da Educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional