Representações de José Gaspar Rodríguez de Francia a partir do manual didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63450

Palavras-chave:

representações, manual didático, José Gaspar Rodríguez de Francia, Paraguai

Resumo

O artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através das narrativas históricas em torno da sua pessoa nos manuais didáticos oficiais de história distribuídos pelo Ministério da Educação - (MEC) do Paraguai e em manuais de escolas privadas, manuais dos anos de 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a ser aplicada a análises em manuais didáticos de história do Paraguai, livros do ensino fundamental e médio.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. tradução Vinicius Figueira. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

AVILA, Salonides José Zanella de. O mundo do trabalho e educação. [S.l.], [2016-1018]. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/>. Acesso em: 24 nov. 2019.

FRUTOS, Julio César. Actas del cabildo de la asunción (1822-1824). Biblioteca del Bicentenario: 1º edición Servilibro, Asunción, 2009.

CARRERAS, Sandra. “Del »Reino Del Terror« Al »Modelo De Desarrollo Autocentrado«.: Las Diferentes Interpretaciones Acerca De La Figura Histórica Del Dictador Supremo Del Paraguay, Dr. José Gaspar Rodríguez De Francia.” Iberoamericana (1977-2000), vol. 16, no. 1 (45), 1992, pp. 17–35. JSTOR. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2021

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras. Dourados, MS, v. 13, n. 23, jan./jun. 2011.

CHARTIER, Roger. Rappresentazione della Pratica, Pratica della Rappresentazione. Quaderni Storici. n. 92, ano XXXI, n. 2, p. 487-493, 1996.

CHAVES, Julio César. Compendio de Historia Paraguaya. Intercontinental Editora: Asunción, 2010.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Apresentação. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. (Org.) Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ. Pesqui. vol.30 nº.3 - São Paulo Set./dez. - 2004.

GOODSON, Ivor F. A Construção Social do Currículo. (Educa Currículo), Lisboa: 1997. – Equipo Editorial. – Asunción: Editorial Atlas, 2017.

EQUIPO EDIOTIAL. história y geografia. Segundo Curso. – Equipo Editorial. – Asunción: Editorial Atlas, 2017.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa, Currículo, Utopia e Pós Modernidade – In: (org)______. Currículo: Questões atuais. Coleção Magistério. Formação e Trabalho pedagógicos. Campinas, SP: Papirus, 1997.

IBÁNEZ, Felisa. Historia y Geografía. Recursos Facilitadores de Enseñanza – Aprendizaje, Con Capacidades, Indicadores y Test de Evaluación. Editora Book Sellers. Nemby – Paraguay. 2010.

IBÁNEZ, Felisa. História y Geografia. Recursos Facilitadores de Enseñanza – Aprendizaje, Con Capacidades, Indicadores y Test de Evaluación. Editora Book Sellers. Nemby – Paraguay. 2016.

LIMA, Leticia Consalter de. Stroessner: biografía, história e propaganda, 1972-1979/. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) – Universidade Federal da Intergração Latino Américana – UNILA. Foz do Iguaçu, Pr. 2018.

MOREIRA, María Graciela Monte de Lopez, ROMERO, Ana Carolina Reyes, DÁVALOS, Juana. Historia y Geografía. 8º. Ministerio de Educación y Cultura – MEC, Viceministerio de Educación. Editorial Don Bosco: Asunción, 2005.

RÜSEN, Jörn. El libro de texto ideal. Reflexiones en torno a los medios para guiar las clases de historia. Iber: Didáctica de las ciencias sociales. geografía e historia, v. 4, n. 12, p. 79-93, abril, 1997.

SKINNER, Quentin. Lenguage, Política e Historia/ Quentin Skinner; con prólogo de: Eduardo Rinsesi – Ia e.d. – Bernal: Univ. Nacional de Quilmes, 2007.

SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. Acerca do Conceito de Representação. Revista de Teoria da História. Ano 3, Número 6, dez/2011.

Downloads

Publicado

17-11-2021

Como Citar

BRIGHENT, Clovis Antonio. Representações de José Gaspar Rodríguez de Francia a partir do manual didático. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1037–1061, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63450. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63450. Acesso em: 20 abr. 2024.