Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63464

Palavras-chave:

Educação Matemática, Neoliberalismo, Foucault, Memorização

Resumo

Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

SARTORI, Alice Stephanie Tapia; DUARTE, Claudia Glavam. Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1245–1263, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63464. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63464. Acesso em: 12 dez. 2024.