Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 3 (2022): Septiembre/Diciembre - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica
Vol. 8 Núm. 3 (2022): Septiembre/Diciembre - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica
Publicado el 7 de diciembre de 2022.
Publicado:
2022-12-07
Expediente
603 - 604
PDF (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO
Márcia Denise Pletsch, Flávia Miller Naethe Motta, Alexandre Rodrigues de Assis, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
606 - 610
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.71564
Dossiê temático
TECNOLOGIA COMO PREMISSA PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Márcia Denise Pletsch
611 - 629
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828
ACESSIBILIDADE NA CIBERCULTURA: USOS DO AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO DE SURDOS NA PANDEMIA
Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves, Mirian Maia do Amaral
630 - 648
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69657
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO
Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
649 - 666
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
TECNOLOGIA ASSISTIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO NA PANDEMIA
Joane Lopes Ribeiro, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
667 - 688
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69691
A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Maíra Gomes de Souza da Rocha
689 - 703
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69705
INDICADORES EDUCACIONAIS DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS NA PANDEMIA DO COVID-19 EM NOVA IGUAÇU/RJ
ALINE PIMENTA BAZILIO TOMAZ, ALBA VALÉRIA VARGAS RODRIGUES, SIMONE FERNANDES GONÇALVES, VANIA DAS GRAÇAS SILVA MACHADO VIANA
704 - 722
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69263
ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo
723 - 741
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871
ESTRATÉGIAS VISUAIS PARA DISCENTES SURDOS EM ESCOLAS INCLUSIVAS NO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES.
Aline Carvalho Novais, Osni Oliveira Noberto da Silva
742 - 755
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69707
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)
RENATA ANDRADE SOBRAL, GENYLTON ODILON ROCHA
756 - 773
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
774 - 796
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643
Artigos
A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Rafael Soares Silva, Wanderson Diogo Andrade da Silva
797 - 812
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Marina Antunes dos Santos, Valdirene de Miranda, Ricael Spirandeli Rocha
813 - 825
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA
Ana Nathália Machado Pereira, Lara Ferreira dos Santos
826 - 846
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384
PERCEPÇÕES, SABERES E FAZERES NA INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÕES COTIDIANAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Andrea Borges Monzón, Maria Fátima Nicodem, Natália Branchi Oliveira, Diolinda Franciele Winterhalter
847 - 864
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69687
MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS
Michelle Batista Santos, Adeline Stervinou
865 - 883
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
884 - 898
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Rosângela Maria da Silva Farias, Everaldo Nunes de Farias Filho
899 - 914
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548
O DOMINÓ COMO RECURSO NA ADAPTAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SÍNDROME DE DOWN
Gabriela Cristina Vieira, Paulo César Ribeiro Junior, Gleice Eugênia da Silva, Maria Fernanda de Faria Carvalho
915 - 927
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68748
UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG
Layla Júlia Gomes mattos, Ana Maria Abreu Costa
928 - 940
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69701
SOB O ESPECTRO DA INTERSECCIONALIDADE: MULHER, NEGRA E PROFESSORA
Letícia Laureano dos Santos, Denise Macedo Ziliotto
941 - 961
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.59478
DE PROFESSOR E MACUMBEIRO TODO MUNDO TEM UM POUCO: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NATURAIS E NATURALIZADOS NO SAMBA
Thaynã fabiano do rosário vieira, Silvia Camara Soter Da Silveira
962 - 977
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66878
HETEROTOPIAS DO CUIDADO: ESPAÇOS OUTROS PARA A INFÂNCIA NA ESCOLA
Rogério Machado Rosa, Letícia Teles de Sousa, Maria Eduarda de Souza, Fernanda Karoliny Gonçalves Rieg
978 - 990
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70209
Entrevistas
UM EDUCADOR ITALIANO EM S. PAULO ENTREVISTA COM O DR. UGO PIZZOLI E COM O COMM. TIBURTINO MONDIN PESTANA
Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa
991 - 1010
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.71558
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as