v. 8 n. 3: Setembro/Dezembro - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica

					Visualizar v. 8 n. 3: Setembro/Dezembro - Educação especial numa perspectiva inclusiva, acessibilidade e inovação tecnológica
Publicado em 7 de dezembro de 2022.
Publicado: 07-12-2022
  • APRESENTAÇÃO

    Márcia Denise Pletsch, Flávia Miller Naethe Motta, Alexandre Rodrigues de Assis, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    606 - 610
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.71564

Dossiê temático

  • TECNOLOGIA COMO PREMISSA PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Márcia Denise Pletsch
    611 - 629
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828
  • ACESSIBILIDADE NA CIBERCULTURA: USOS DO AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO DE SURDOS NA PANDEMIA

    Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves, Mirian Maia do Amaral
    630 - 648
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69657
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO

    Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
    649 - 666
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO NA PANDEMIA

    Joane Lopes Ribeiro, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    667 - 688
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69691
  • A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

    Maíra Gomes de Souza da Rocha
    689 - 703
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69705
  • INDICADORES EDUCACIONAIS DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS NA PANDEMIA DO COVID-19 EM NOVA IGUAÇU/RJ

    ALINE PIMENTA BAZILIO TOMAZ, ALBA VALÉRIA VARGAS RODRIGUES, SIMONE FERNANDES GONÇALVES, VANIA DAS GRAÇAS SILVA MACHADO VIANA
    704 - 722
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69263
  • ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo
    723 - 741
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871
  • ESTRATÉGIAS VISUAIS PARA DISCENTES SURDOS EM ESCOLAS INCLUSIVAS NO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES.

    Aline Carvalho Novais, Osni Oliveira Noberto da Silva
    742 - 755
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69707
  • O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)

    RENATA ANDRADE SOBRAL, GENYLTON ODILON ROCHA
    756 - 773
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
    774 - 796
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643

Artigos

  • A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

    Rafael Soares Silva, Wanderson Diogo Andrade da Silva
    797 - 812
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

    Marina Antunes dos Santos, Valdirene de Miranda, Ricael Spirandeli Rocha
    813 - 825
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
  • O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA

    Ana Nathália Machado Pereira, Lara Ferreira dos Santos
    826 - 846
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384
  • PERCEPÇÕES, SABERES E FAZERES NA INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÕES COTIDIANAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Andrea Borges Monzón, Maria Fátima Nicodem, Natália Branchi Oliveira, Diolinda Franciele Winterhalter
    847 - 864
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69687
  • MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

    Michelle Batista Santos, Adeline Stervinou
    865 - 883
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
    884 - 898
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
  • PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Rosângela Maria da Silva Farias, Everaldo Nunes de Farias Filho
    899 - 914
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548
  • O DOMINÓ COMO RECURSO NA ADAPTAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SÍNDROME DE DOWN

    Gabriela Cristina Vieira, Paulo César Ribeiro Junior, Gleice Eugênia da Silva, Maria Fernanda de Faria Carvalho
    915 - 927
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68748
  • UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG

    Layla Júlia Gomes mattos, Ana Maria Abreu Costa
    928 - 940
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69701
  • SOB O ESPECTRO DA INTERSECCIONALIDADE: MULHER, NEGRA E PROFESSORA

    Letícia Laureano dos Santos, Denise Macedo Ziliotto
    941 - 961
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.59478
  • DE PROFESSOR E MACUMBEIRO TODO MUNDO TEM UM POUCO: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NATURAIS E NATURALIZADOS NO SAMBA

    Thaynã fabiano do rosário vieira, Silvia Camara Soter Da Silveira
    962 - 977
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66878
  • HETEROTOPIAS DO CUIDADO: ESPAÇOS OUTROS PARA A INFÂNCIA NA ESCOLA

    Rogério Machado Rosa, Letícia Teles de Sousa, Maria Eduarda de Souza, Fernanda Karoliny Gonçalves Rieg
    978 - 990
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.70209

Entrevistas

  • UM EDUCADOR ITALIANO EM S. PAULO ENTREVISTA COM O DR. UGO PIZZOLI E COM O COMM. TIBURTINO MONDIN PESTANA

    Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa
    991 - 1010
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.71558