Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 7 Núm. 2 (2021): Mayo/Agosto - História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
Vol. 7 Núm. 2 (2021): Mayo/Agosto - História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
Publicado el 17 de noviembre de 2021.
Publicado:
2021-11-17
Expediente
706-707
PDF (Português (Brasil))
Apresentação – Dossiê História das Mulheres e Educação: perspectivas de pesquisa e formação de professores
Denize Sepulveda, Alessandra Schueler, Jes Baez
709-715
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63424
Dossiê temático
História de mulheres negras, professoras, ex-cotistas e suas memórias de infância e de adolescência na escola
Kelly da Silva, Anderson Ferrari
716-737
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63425
Caminhos históricos da coeducação: reflexões sobre misturas e separações durante o isolamento
Daniela Auad
738-753
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63426
As experiências formativas da atriz Aracy Cortes e sua qualidade mulata: o teatro de revistas como espaço de práticas educativas difusas no Rio de Janeiro dos anos 1920
Rebeca Natacha de Oliveira Pinto
754-776
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63427
Os caminhos entrelaçados das docentes do Instituto profissional feminino Orsina da Fonseca (IPFOF)
Teresa Vitória Fernandes Alves
777-790
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63428
Christine de Pizan e a educação de mulheres no alvorecer da modernidade
Anna Beatriz Esser dos Santos
791-804
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63429
Azoilda Loretta da Trindade e o legado do projeto a cor da cultura
Gisele Rose da Silva
805-820
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63430
Nísia Floresta e o pioneirismo “invisível” do feminismo brasileiro
Amanda Mendonça, Luciana Martins
821-838
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63431
Corpos silenciados: os dados da violência sexual contra mulheres no Rio de Janeiro
Carolina da Silva Santos, Gabriel Siqueira Corrêa, Ana Beatriz da Silva Anacleto
839-856
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63432
Nadhezda Krupskaia: ação e luta de uma educadora comunista
Dagmar de Mello e Silva, Maria Onete Lopes Ferreira, Maria Cláudia Reis
857-870
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63433
Entre trayectorias: para uma historia reciente del profesorado em letras desde um abordaje de género
Valeria Sardi
871-890
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63434
Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino
Aline de Souza de Souza Araújo França
891-908
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63435
Género y curriculum: una mirada generizada sobre el plan de estudios de la carrera de sociología
Andres Malizia
909-929
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63436
Memórias de Marta de Julia Lopes de Almeida: uma narradora burguesa num contexto de exclusão social
Eurídice Hespanhol Macedo Pessoa
930-949
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63439
A atuação da cruz e da espada para despotencializar as lutas feministas e naturalizar as funções sociais das mulheres nas décadas de 1920 e 1930, por meio das revistas: o centurião e a ordem
Anna Clara Granado, Pedro Henrique Lessa Torres, José Antonio Miranda Sepulveda
950-964
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63440
Roda na saia: história, costura e educação de mulheres negras professora
Rejane Lucia Amarante de Macedo
965-982
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63441
Artigos
Cenas escolares entre a negação da diferença e a disciplinarização dos corpos: uma análise foucaultiana das relações escolares
Rachel Pulcino, Pâmela Esteves
983-1001
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63443
O currículo de história num contexto pós-moderno: uma síntese dialética da relação sujeito-saber
Raimundo Wagner Gonçalves de Medeiros Gomes, Paulo Augusto Tamanini
1002-1015
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63446
Por uma pedagogia da amorosidade queer
Danielle Ferreira Bastos, Marília Etienne Arreguy
1016-1036
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63448
Representações de José Gaspar Rodríguez de Francia a partir do manual didático
Clovis Antonio Brighent
1037-1061
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63450
A educação no encontro das diferenças: os brasileiros em Portugal
Juliana Cardoso Ribeiro, João Dantas dos Anjos Neto, Luis Arthur da Costa Silva
1062-1078
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63453
Educação com sentido: reflexões sobre o afeto em sala de aula
Noa Cykman
1079-1096
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63454
Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura
Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
1097-1114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
Uma perspectiva arqueológica da educação de jovens e adultos no Brasil
Rebeca Barbosa Nascimento, Carla Luzia Borges
1115-1133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63456
Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes
Carmen Lúcia Vidal Pérez, Nathália Fonseca da Silva Barboza, Vânia Baptista Garcia
1134-1147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457
Governamentalidade didático-filosófica como prática de governo dos alunos: a leitura de textos filosóficos em sala de aula
Igor Corrêa de Barros
1148-1166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63458
Por uma gestão do cuidado: problematizações acerca da gestão escolar e suas atualizações
Mirele Corrêa, Gicele Maria Cervil, Monique Cristina Francener Hammes Schütz
1167-1183
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63459
Práticas escolares e poder disciplinar: relato de uma observação participante à luz do pensamento de Michel Foucault
Sandy Aparecida Barbosa Magalhães, Rafael Baioni do Nascimento
1184-1202
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63460
Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental
Aline Madalena Martins, Tânia Mara Cruz
1203-1221
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63461
Impacto de uma abordagem de dança sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários
Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva, Evanize Kelli Siviero Romarco
1222-1244
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63463
Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
1245-1263
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63464
Tradução no ensino-aprendizagem da segunda língua
Renata Beatriz Freitas Estanislau
1264-1277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63465
Relatos de experiências
O perfume da Rosa Benedita
Emanuelle Carine da Silva Souza
1278-1287
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63467
Linguagem audiovisual e uso didático de recursos digitais na formação de professores e ciências
Pedro de Almeida Cunha, Bianca Maria Rêgo Martins, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida
1288-1299
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63468
Pedagogia de projetos no ensino de história
Regina Celi Frechiani Bitte, Fabiana Moura Gonçalves Mouro
1300-1312
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63469
Entrevistas
Pedagogias em disputa: Denize Sepulveda entrevista Sara Wagner York
Sara Wagner York, Denize Sepulveda
1313-1332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63471
Resenhas
As rosas que o vento leva: uma história para ninar gente grande
Pâmella Santos dos Passos
1333-1336
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63475
A atualidade do livro História do menino que lia o mundo no ano do centenário de Paulo Freire
Rafaela Domingues Pereira
1337-1344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63476
Memórias do passado colonial
Adrielle Karolyne Sousa Lisboa
1345-1353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63477
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as