v. 10 n. 2 (2024): Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino

Neste Dossiê, reunimos investigações que se dediquem a tensionar a noção unívoca de racionalidade e convoquem outros modos de elaborar o mundo, a partir da pluralidade, da conexão e da invenção. Trabalhos que expressem procedimentos metodológicos de pesquisa e ensino, bem como formas narrativas atravessados pela arte enquanto um modo de saber. Nos interessou ainda, investigar o conceito de rigor quando associado a dimensão do poético, visto que a pesquisa com arte não é uma prática sem critérios onde valeria qualquer coisa. Vinci afirma que “a imbricação da noção de rigor com a de sensibilidade produz um efeito imprevisto. O rigor, tomado até então como um dos lastros do saber científico, adquire uma faceta inesperada (...) não lidamos mais com o rigor dos rígidos homens de saber, daqueles que, munidos de seus instrumentos, buscam descobrir a verdade encoberta do mundo” (Vinci, 2018, p. 273). Seria então “o rigor dos poetas, os tradutores de mundo, aqueles preocupados em experimentar novas relações impensadas e, extrair destas uma alegria vital” (Vinci, 2018, p.273). No lugar de rigor que é sinônimo de rigidez, queremos refletir a natureza de um rigor em ensino e pesquisa que seja, sobretudo, compromisso com a vida e, portanto, com a dimensão do processo.
Agradecimentos especiais às organizadoras Priscilla Menezes (Escola de Educação da UNIRIO, artista, professora, coordenadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisadora do grupo FRESTAS/UNIRIO) e Raíssa Cortat (Pedagoga, Mestranda em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO, pesquisadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e do grupo FRESTAS/UNIRIO) e ao artista da capa Bruno Bittencourt (Biblioteconomia/UNIRIO, Bolsista de Iniciação Científica, membro do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisador do grupo FRESTAS/UNIRIO).