v. 7 n. 3 (2021): Setembro/Dezembro - Relatos, experiências e produção acadêmica

					Visualizar v. 7 n. 3 (2021): Setembro/Dezembro - Relatos, experiências e produção acadêmica
Publicado em 20 de dezembro de 2021.
Publicado: 20-12-2021
  • APRESENTAÇÃO

    Flávia Miller Naethe Motta, Alexandre Rodrigues de Assis
    1359-1363
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63921

Dossiê temático

  • CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DE VIGOTSKI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

    Ana Luiza Bustamante Smolka, Ana Lucia Horta Nogueira, Débora Dainez, Adriana Lia Friszman de Laplane
    1364-1389
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63920
  • LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS VOZES E DOS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DESTAS LINGUAGENS

    Debora da Silva Cruz Conceição Cristina
    1390-1402
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55363
  • OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS

    Débora Medeiros do Amaral
    1403-1417
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55387
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: MEMÓRIAS E RELATOS DOCENTES

    Thiago Barcelos Pereira, Vilmar José Borges
    1418-1433
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51841
  • MINHA SALA DE AULA É MEU LUGAR DE FALA? DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03 EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS

    Diego Domingues
    1434-1452
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53441
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR DE BIOQUÍMICA.

    Nathalia Melo, Paolla Oliveira, Rosangela Araújo
    1453-1464
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54800
  • NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO

    Júnia Garcia França Mota, Ana Paula de Freitas
    1465-1479
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899
  • (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS APRENDERESFAZERES PRODUZIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR

    Thiago Gonçalves Silva, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles
    1480-1499
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.58315

Artigos

  • USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Gelsimar José Machado, José Edson Ferreira da Costa, Claudia Maria Soares Rossi
    1500-1513
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51446
  • O ENSINO DO TEATRO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Robson Rosseto, Roberta Jorge da Silva Wisnievski
    1514-1527
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51913
  • EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

    Nelson Machado Barbosa, Jonatas Campos Sarlo, Eduardo Corrêa dos Santos
    1528-1554
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.52245
  • REPRESENTAÇÕES DE JOSÉ GASPAR RODRÍGUEZ DE FRANCIA A PARTIR DO MANUAL DIDÁTICO

    Clovis Antonio Brighenti, Osni Cesar Leal
    1555-1578
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53453
  • REFLEXÕES SOBRE O PARADIGMA MILITANTE NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Ligia Caroline Pereira Pimenta, Ana Paula Figueiredo Louzada, Fernando Hiromi Yonezawa
    1579-1592
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53805
  • EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCURSO E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

    Luiza Rodrigues dos Santos, Débora Europeu Ferreira, Ana Priscila Fernandes, Daniella Couto Lôbo
    1593-1609
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53877
  • INTERSECCIONALIDADE, EDUCAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE: O IMPACTO DE RAÇA E GÊNERO NO PERCURSO ACADÊMICO

    Rosangela Aparecida Hilário, Vinicius de Souza Santos
    1610-1632
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54677
  • MULTILETRAMENTOS NA INTERFACE COM/NA CIDADE EDUCADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO EF

    Sueli Pereira Donato, Jucélia do Rocio Chiquim
    1633-1649
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54778
  • CURRÍCULOS E DESEJOS E CORPOS E... UMA MICROPOLÍTICA ATIVA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPOS FASCISTAS

    Marina de Oliveira Delmondes
    1650-1665
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54802
  • EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS

    Ana Cristina Fournier
    1666-1680
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914
  • IMAGENS PEDAGÓGICAS: LAMPEJOS PARA/DE UM MANIFESTO

    Robson Guedes da Silva
    1681-1696
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54931
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE CIÊNCIAS: INTERSEÇÕES ENTRE CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Franco Gomes Biondo, Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos, Carla Mendes Maciel, Natalia Tavares Rios
    1697-1712
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55064
  • A PEDAGOGIA VISUAL COMO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SIGNIFICAÇÕES DO CORPO E AS EXPERIÊNCIAS VISUAIS DOS ALUNOS SURDOS

    Ellen Midiã Lima da Silva Gomes, Thaisy Bentes, Hector Renan da Silveira Calixto
    1713-1731
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55381

Resenhas

  • SOBRE DIABOS, VIADOS E BICHAS PRETAS NA EDUCAÇÃO

    Florence Belladonna Travesti, Jonas Alves da Silva Júnior
    1732-1737
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.64220

Pareceristas