OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55387Keywords:
Pesquisa, infância, instituiçõesAbstract
Compartilho neste texto um pouco da minha história e os caminhos percorridos na constituição de uma pesquisadora movida pelo desejo de investigar o que as crianças contavam sobre suas vivências em uma casa de abrigo, na tentativa de perceber como suas identidades iam sendo marcadas por essas vivências institucionalizadas. Ouvir as crianças, compreender suas manifestações e linguagens, não foram ações fáceis de realizar, pois em muitos momentos o adulto que habita em mim, não era capaz de compreender alguns gestos, manifestações e denúncias que eram feitas sem palavras. Hoje, compreendo que os caminhos que fui construindo para realizar uma pesquisa com crianças, orientaram meu fazer docente e meu fazer enquanto gestora escolar, os movimentos de escuta sensível, empatia e a busca inicial por compreender esse outro criança, adulto, estudante, professor, família foram me ensinando a ser educadora, professora, pedagoga, pesquisadora.References
BARBIER, René. A escuta sensível em educação. IN: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Paulo: EdUFSCar, 1998.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos. Editora S & A, 1989.
KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Pólo editora, Paraná, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License