OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55387

Palavras-chave:

Pesquisa, infância, instituições

Resumo

Compartilho neste texto um pouco da minha história e os caminhos percorridos na constituição de uma pesquisadora movida pelo desejo de investigar o que as crianças contavam sobre suas vivências em uma casa de abrigo, na tentativa de perceber como suas identidades iam sendo marcadas por essas vivências institucionalizadas. Ouvir as crianças, compreender suas manifestações e linguagens, não foram ações fáceis de realizar, pois em muitos momentos o adulto que habita em mim, não era capaz de compreender alguns gestos, manifestações e denúncias que eram feitas sem palavras. Hoje, compreendo que os caminhos que fui construindo para realizar uma pesquisa com crianças, orientaram meu fazer docente e meu fazer enquanto gestora escolar, os movimentos de escuta sensível, empatia e a busca inicial por compreender esse outro criança, adulto, estudante, professor, família foram me ensinando a ser educadora, professora, pedagoga, pesquisadora.

Biografia do Autor

Débora Medeiros do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Facultad de artes y humanidades_UNR

Pedagoga, educadora, gestora escolar e cultural da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e doutoranda no Programa Específico de formación en investigación - Narrativa y (Auto)biográfia en Educación - Facultad de Artes y Humanidades - UNR

Referências

BARBIER, René. A escuta sensível em educação. IN: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Paulo: EdUFSCar, 1998.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos. Editora S & A, 1989.

KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Pólo editora, Paraná, 1985.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

AMARAL, Débora Medeiros do. OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1403–1417, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55387. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55387. Acesso em: 13 jun. 2024.