BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE CIÊNCIAS: INTERSEÇÕES ENTRE CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55064Palavras-chave:
extensão, política curricular, BNCC, BNCFP, ensino de Ciências.Resumo
Este texto é produto de um projeto de extensão desenvolvido pelo Colégio de Aplicação da UFRJ e vinculado ao Complexo de Formação de Professores da universidade. Situamos o projeto como uma iniciativa que fomenta o debate teórico-prático do ensino de Ciências e Biologia e a coletividade docente e relatamos nossa ação de 2019, voltada à discussão dos impactos da Base Nacional Comum Curricular e realizada em parceria com uma escola municipal vinculada ao Complexo. Em seguida, apontamos o aspecto regulatório da Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Argumentamos que uma forma de adaptação crítica a esse contexto consiste em fomentar a identificação dos licenciandos como futuros agentes de refração curricular, autores cotidianos dos conhecimentos escolares.Referências
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