MULTILETRAMENTOS NA INTERFACE COM/NA CIDADE EDUCADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO EF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54778

Palavras-chave:

Multiletramentos, Prática Docente, Cidade Educadora.

Resumo

Esse estudo focaliza os multiletramentos na interface com a cidade educadora para assegurar práticas sociais de uso da língua com vistas ao letramento crítico. Elege como objetivo geral conhecer as concepções de professoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino do município de Curitiba/PR, sobre os limites e possibilidades de práticas multiletradas contextualizadas na cidade educadora. Pesquisa de caráter qualitativo com aplicação de entrevistas semiestruturadas às docentes e analisadas pela metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados mostraram maior compreensão das docentes quanto ao processo de alfabetização tradicional em detrimento de práticas envolvendo o processo dos multiletramentos contextualizados na cidade [educadora].

 

Palavras-chave: Multiletramentos; Prática Docente; Cidade Educadora.

  

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Pedagoga, Mestre e Doutora em Edcuação pela PUCPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR. Líder do Grupo de Pesquisa: "Cidade, Territórios Educacionais e o Professor(a)/Educador(a) - CITEPE / Grupo Uninter.   

Jucélia do Rocio Chiquim, Centro Universitário Internacional Uninter

Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário Internacional Uninter e Coordenadora Pedagógica da Escola Básica - rede particular  

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

DONATO, Sueli Pereira; CHIQUIM, Jucélia do Rocio. MULTILETRAMENTOS NA INTERFACE COM/NA CIDADE EDUCADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO EF. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1633–1649, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54778. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54778. Acesso em: 4 dez. 2024.