INTERSECCIONALIDADE, EDUCAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE: O IMPACTO DE RAÇA E GÊNERO NO PERCURSO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54677Palabras clave:
Interseccionalidade, Decolonialidade, Mulher Preta.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa, desenvolvida entre os meses de agosto de 2019 e junho de 2020 na cidade de Porto Velho, para verificar os impactos de raça e gênero no percurso acadêmico. Tendo como referência teórica os conceitos de interseccionalidade e decolonialidade, tem por objetivo analisar o quanto os percursos de ascensão das mulheres pretas na academia são influenciados pelas categorias de marcação social raça, gênero e classe. Para tal, as análises foram pautadas a partir das narrativas de uma professora preta, em seu percurso desde os tempos de estudante até a participar como única mulher titulada da fundação da Universidade Federal de Rondônia, ocupar espaços de poder primeiro como professora, depois a função de Chefe de Departamento de Educação de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia, decana do Conselho Superior Universitário. Em consonância a estas narrativas, como resultados destas incursões, verificou-se como as avenidas identitárias revelam quem é atingido por seus movimentos e como as políticas públicas para inclusão do povo preto em espaços de poder se movimenta na academia.
Citas
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais/ coordenação de Djamila Ribeiro)
AUTORA.XXXXXXXXXXX Ensaios filosóficos. Rio de Janeiro. Dezembro/2019.
bell hooks – O feminismo é para todo mundo. Políticas arrebatadoras. Rosa dos Tempos, 2019.
CAETANO, Márcio. LIMA, Carlos Henrique L. CASTRO, Amanda M. DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES: TEMAS IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. In Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 3, p.5-16 jul/set 2019. DOI: 10.5747/ch.2019.v16.n3..
CAETANO, Márcio Rodrigo Vale. TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. JUNIOR, Paulo Melgaço da Silva. Bichas Pretas E Negões: Seus Fazeres Curriculares Em Escolas Das Periferias In Revista Teias v. 20 • n. 59 • out/dez 2019 • outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen, 2019.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina. Candiani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Ensaios e conferências. Tradução Stephanie Borges. 1.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
_____________Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: Pensamentos feministas: conceitos fundamentais. Org. HOLLANDA, Heloisa Buarque. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Feminismos Plurais)
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r) existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. – Curitiba, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional