EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCURSO E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53877Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Estágio. PandemiaResumo
O presente artigo, intitulado “Experiências no Estágio Supervisionado na EJA em tempos de pandemia: percurso e reflexões sobre a formação docente”, se circunscreve à apreensão de como se deu a experiência de Estágio Supervisionado III e IV. Considera os reflexos da pandemia da Covid-19, e tem por objetivo geral contribuir para a discussão sobre a experiência de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia é pautada pela pesquisa bibliográfica e os principais autores utilizados são Arroyo (2007), Freire (2017), Libâneo (2010; 2001) e Pimenta & Lima (2004). Diante disso, conclui que o cenário das aulas remotas tem intensificado as desigualdades sociais.
Referências
APPLE, Michael. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens: adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GOIÂNIA. Proposta Político-pedagógica da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Versão preliminar. s/d.
LIBÂNEO, José Carlos. O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo. In: ______. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: ______. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
PUC GOIÁS. Diretrizes do Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da PUC Goiás. Goiânia: PUC Goiás, 2014.
PUC GOIÁS. Portaria nº 11/2020 – GR. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/Portaria-11_19mar.pdf> Acesso em: 20 jun. 2020.
ROSA, Carolina Schenatto da. Toda a idade é certa se a educação é ao longo da vida: horizontes de(s)coloniais para política de educação de jovens e adultos na América Latina. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.24115/s2446-6220201621118p.36-50> Acesso em: 01 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional