MINHA SALA DE AULA É MEU LUGAR DE FALA? DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03 EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53441Keywords:
educação de jovens e adultos, letramento, lei 10639/03Abstract
Publicada há mais de quinze anos, a lei que estabelece a obrigatoriedade de trabalhar a temática “história e cultura afro-brasileira” na educação básica ainda encontra dificuldades para ser implementada em muitas rotinas escolares. Embora tenha uma importância inquestionável, nem sempre é fácil por em prática sua orientação, ainda mais quando muito antes de pensar ‘como fazer’ há a dúvida sobre ‘o que fazer’. Partindo de recentes experiências docentes, esse texto inicia apresentando uma breve contextualização histórica do surgimento da Lei 10639/03 e, em seguida, propõe indagações sobre qual o verdadeiro poder de agência do professor diante da organização dos conteúdos escolares, quais questionamentos atravessam a condução de um projeto pedagógico em torno do tema indicado pela Lei em discussão e como as expectativas docentes em todo esse processo precisam ser constantemente reelaboradas em diálogo com as demandas e repertórios dos alunos.References
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