CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DE VIGOTSKI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63920

Palavras-chave:

Vigotski, método, pesquisa em educação, desenvolvimento cultural, sociogênese, mediação semiótica, perspectiva histórico-cultural.

Resumo

A abordagem de Vigotski para o desenvolvimento humano está profundamente entrelaçada com sua investigação metodológica. Essa investigação está relacionada à sua persistente busca por compreender o problema da consciência. A incansável busca do autor por uma explicação plausível das bases materiais das funções psíquicas especificamente humanas permeia seu trabalho teórico, prático e empírico nos campos da psicologia e da educação. Nessa sua busca, a sociogênese e a mediação semiótica, tomadas inicialmente como hipóteses investigativas, tornam-se princípios explicativos. Trechos de seus textos seminais permitem acompanhar a elaboração dos pressupostos epistemológicos que ancoram sua teorização e evidenciam as relações entre objeto de estudo, princípio explicativo e unidade de análise nas pesquisas do desenvolvimento cultural do ser humano. Uma de suas principais preocupações dizia respeito aos modos de ensinar e de estudar as relações de ensino, bem como aos resultados ou efeitos dessas relações. Falar sobre as elaborações teóricas de Vigotski é, portanto, falar sobre o método – de inquirir, de investigar, de ensinar. Do início ao fim de seu esforço teórico, encontramos uma profunda preocupação sobre o que significa ser humano e quais são os meios/modos de se tornar humano. As repercussões e contribuições da abordagem de Vigotski para a pesquisa em educação, assim como suas implicações éticas e políticas, merecem ser destacadas. Sua forma de conceber o método escapa da rigidez, não do rigor, apontando para uma instigante flexibilidade que aproxima seus esforços aos de muitos autores contemporâneos em diferentes campos de conhecimento.

Biografia do Autor

Ana Luiza Bustamante Smolka, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/FE/UNICAMP). Desenvolve pesquisas sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural, junto a professores e alunos nas redes públicas de ensino, enfocando temas como relações de ensino; alfabetização; práticas escolares, práticas discursivas; educação especial e inclusiva; emoção, memória, imaginação. Dentre as publicações, destaca-se "A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo”. 

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lucia Horta; DAINEZ, Débora; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DE VIGOTSKI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1364–1389, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63920. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63920. Acesso em: 13 jun. 2024.