LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS VOZES E DOS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DESTAS LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55363Palavras-chave:
crianças, protagonismo, criação, leitura e escritaResumo
Este relato de experiências traz um recorte de propostas vividas no ano de 2019 em uma turma de Educação Infantil com faixa etária entre 5 e 6 anos (Pré-Escola II[i]), na rede municipal do Rio de Janeiro, em um EDI[ii], localizado na Zona Norte, entre as comunidades Jacarezinho e Manguinhos. As narrativas apresentadas aqui como estratégia metodológica, mostram que assim como com outras linguagens, a leitura e a escrita, podem ser, experimentadas em práticas cotidianas, não ficando restritas ao uso do papel. Portanto, a/o professor[iii]a/or com olhar e escuta sensíveis às expressões das crianças pode proporcionar experiências significativas para elas.
Referências
AMARAL, Heloísa. Na prática a teoria é outra? Na ponta do lápis, III, Nº5, p. 14-15
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Ministério da Educação, 2009
BUENO, Marcelo Cunha. No chão da escola: Por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, SP: Editora Passarinho, 2018.
CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Práticas cotidianas de leitura e escrita. A
Construção do ambiente alfabetizador. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CORSINO, Patrícia (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas: SP: Autores associados, 2009
FARIA, Vitória Líbia Barreto de, SALLES, Fátima. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Ática, 2012
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. / Tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Valenzuela- 8ª ed. : São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989
GUEDES, Adrianne O., BARREIROS, Tereza Cristina. Cartas sobre litura e escrita na Pré-
Escola ou a formação de narradores: uma paixão nas entrelinhas. In: Infância e Educação Infantil. São Paulo: Papirus 2011.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002
LERNER, Delia. É possível ler na escola? In. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002
MORAIS, Artur Gomes de. Práticas de Ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema. Reflexões sobre o ensino do Sistema de Escrita Alfabética. In. MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus privados. In: Revista Brasileira de Educação, v.15, nº 44, 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional