Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 10 No. 23 (2021): e-Mosaicos
Vol. 10 No. 23 (2021): e-Mosaicos
Published:
2021-06-07
CRÉDITOS
e-Mosaicos
e-Mosaicos Revista
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
ESCOLA É… ESPAÇOTEMPO DE CIÊNCIA, PESQUISA, ENSINO E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS
Lincoln Tavares Silva
01-03
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.59517
ARTIGOS
DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL
Sabrine Lino Pinto, Aline Silva Dejosi Nery, Sônia Cristina Vermelho
04-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852
EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO SOBRE OS REFLEXOS GERADOS PELA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
Ana Lucia Berno Bonassina, Katia Naomi Kuroshima
21-42
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50343
AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA
Renan Gonçalves Barbosa, Maria Luzia da Silva Santana
43-61
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:GÊNESE E INCORPORAÇÃO DE UMA NOÇÃO NA POLÍTICA CURRICULAR E NO ENSINO MÉDIO.
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
62-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754
ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Guilherme Baumann Achterberg, Fernanda Gall Centa, Eduardo Adolfo Terrazzan
85-106
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885
ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA
Ozaias Antonio Batista
107-130
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041
NOS EMBARAÇOS DA INTERDIÇÃO: DESVELANDO DISCURSOS ACERCA DA MULHER COM A MATEMÁTICA
Jane Cleide De Almeida Cordeiro, Pedro Lúcio Barboza
131-147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53641
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS
Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Bruno da Silva Andrade
148-163
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53814
UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E A COMPETIÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃO
Fabio Menezes, Alessandra Rente, Adriana Cassiano, Carolina Ornellas
164-182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47990
ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR
Matheus Ramos da Cruz, José Antonio Vianna
183-198
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO EPICENTRO DO FURACÃO: A PRECARIZAÇÃO IMPIEDOSA CONTINUA
João Camilo Sevilla
199-213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46495
ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE
Paula Roberta Galvão Simplício, Adriana Cavalcanti dos Santos
214-231
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS
Roberta Pires Corrêa, Daniele Francisco de Araújo, Érica Costa Vliese Zichtl Campos
232-245
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350
30 ANOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES DE ARTE DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ
Maria Gabriela da Silva, Ana Carolina Rigoni Carmo
246-259
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53751
O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG
Wallace Alves Cabral
260-275
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864
GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Camila Batista Gama Moura, Tassia de Souza Cavalcanti, Diego Luz Moura
276-287
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793
FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?
Rafaele Rodrigues de Araujo, Mailin Elisabeth Hauschild
288-304
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821
O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO
Ailton Jesus Dinardi, Márcio Jonas Dornelles Oliveira, Carla Cristina Borges Medina, Luis Roberval Bortoluzzi Castro
305-321
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46188
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA
Cláudia Battestin, Leonel Piovezana, Jesse Budin, Greicy Gadler Lang
322-334
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49855
COOPERATIVA ESTUDANTIL “NEGÓCIO CERTO/ PRODUTOS DO CAMPO”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO BASEADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO
Simone Jancieli Wagner, Maria do Rosário Soares Lima, Marcelo Franco Leão
335-350
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47697
NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO: PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA
Filipe Pessoa dos Santos, Paula Ramos, Tais Rabetti Giannella, Miriam Struchiner
351-365
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.48433
APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS: RELATO DE UMA VIVÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO ALIMENTAR
Rosane Teresinha Fontana, Giovana Wachekowski, Daiane Signorini Reginaldo, Thaysi Carmet Figueiredo, Maykdyelli Flaviani Schawinsky
366-375
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45936
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jones Baroni Ferreira de Menezes, Francisco Eldefábio Freire Nunes, Germana Costa Paixão
376-389
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52431
PROMOVENDO A PROFISSÃO DO CIENTISTA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
Larissa Marques Pires Teixeira, Juliana Magalhães Araujo, Joel Christopher Creed
390-403
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47898
INSPIRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EMPATIA COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO MÉDICO HUMANISTA: INOVANDO ATRAVÉS DE UNIVERSIDADES CRIATIVAS
Carolina Maciel De Oliveira, Ana Flávia Assis Silva, Sônia Regina Schena Bertol, Rebeca Simões Brito, Carlos Alberto Mourão Júnior, Camila Maciel De Oliveira
404-416
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45222
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
Indexada em
Information
For Readers
For Authors
For Librarians