Vol. 10 No. 23 (2021): e-Mosaicos

					View Vol. 10 No. 23 (2021): e-Mosaicos
Published: 2021-06-07

CRÉDITOS

EDITORIAL

  • ESCOLA É… ESPAÇOTEMPO DE CIÊNCIA, PESQUISA, ENSINO E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

    Lincoln Tavares Silva
    01-03
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.59517

ARTIGOS

  • DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL

    Sabrine Lino Pinto, Aline Silva Dejosi Nery, Sônia Cristina Vermelho
    04-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852
  • EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO SOBRE OS REFLEXOS GERADOS PELA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

    Ana Lucia Berno Bonassina, Katia Naomi Kuroshima
    21-42
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50343
  • AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA

    Renan Gonçalves Barbosa, Maria Luzia da Silva Santana
    43-61
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162
  • COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:GÊNESE E INCORPORAÇÃO DE UMA NOÇÃO NA POLÍTICA CURRICULAR E NO ENSINO MÉDIO.

    Jonas Emanuel Pinto Magalhães
    62-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754
  • ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

    Guilherme Baumann Achterberg, Fernanda Gall Centa, Eduardo Adolfo Terrazzan
    85-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885
  • ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA

    Ozaias Antonio Batista
    107-130
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041
  • NOS EMBARAÇOS DA INTERDIÇÃO: DESVELANDO DISCURSOS ACERCA DA MULHER COM A MATEMÁTICA

    Jane Cleide De Almeida Cordeiro, Pedro Lúcio Barboza
    131-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53641
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS

    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Bruno da Silva Andrade
    148-163
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53814
  • UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E A COMPETIÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃO

    Fabio Menezes, Alessandra Rente, Adriana Cassiano, Carolina Ornellas
    164-182
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47990
  • ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR

    Matheus Ramos da Cruz, José Antonio Vianna
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271
  • O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO EPICENTRO DO FURACÃO: A PRECARIZAÇÃO IMPIEDOSA CONTINUA

    João Camilo Sevilla
    199-213
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46495
  • ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE

    Paula Roberta Galvão Simplício, Adriana Cavalcanti dos Santos
    214-231
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS

    Roberta Pires Corrêa, Daniele Francisco de Araújo, Érica Costa Vliese Zichtl Campos
    232-245
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350
  • 30 ANOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES DE ARTE DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ

    Maria Gabriela da Silva, Ana Carolina Rigoni Carmo
    246-259
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53751
  • O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG

    Wallace Alves Cabral
    260-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

    Camila Batista Gama Moura, Tassia de Souza Cavalcanti, Diego Luz Moura
    276-287
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793
  • FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?

    Rafaele Rodrigues de Araujo, Mailin Elisabeth Hauschild
    288-304
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821
  • O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

    Ailton Jesus Dinardi, Márcio Jonas Dornelles Oliveira, Carla Cristina Borges Medina, Luis Roberval Bortoluzzi Castro
    305-321
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46188

RELATOS DE EXPERIÊNCIA