Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 23 (2021): e-Mosaicos
v. 10 n. 23 (2021): e-Mosaicos
Publicado:
2021-06-07
CRÉDITOS
e-Mosaicos
e-Mosaicos Revista
PDF
EDITORIAL
ESCOLA É… ESPAÇOTEMPO DE CIÊNCIA, PESQUISA, ENSINO E EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS
Lincoln Tavares Silva
01-03
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.59517
ARTIGOS
DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL
Sabrine Lino Pinto, Aline Silva Dejosi Nery, Sônia Cristina Vermelho
04-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852
EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO SOBRE OS REFLEXOS GERADOS PELA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
Ana Lucia Berno Bonassina, Katia Naomi Kuroshima
21-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50343
AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA
Renan Gonçalves Barbosa, Maria Luzia da Silva Santana
43-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:GÊNESE E INCORPORAÇÃO DE UMA NOÇÃO NA POLÍTICA CURRICULAR E NO ENSINO MÉDIO.
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
62-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754
ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Guilherme Baumann Achterberg, Fernanda Gall Centa, Eduardo Adolfo Terrazzan
85-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885
ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA
Ozaias Antonio Batista
107-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041
NOS EMBARAÇOS DA INTERDIÇÃO: DESVELANDO DISCURSOS ACERCA DA MULHER COM A MATEMÁTICA
Jane Cleide De Almeida Cordeiro, Pedro Lúcio Barboza
131-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53641
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS
Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Bruno da Silva Andrade
148-163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53814
UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E A COMPETIÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃO
Fabio Menezes, Alessandra Rente, Adriana Cassiano, Carolina Ornellas
164-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47990
ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR
Matheus Ramos da Cruz, José Antonio Vianna
183-198
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NO EPICENTRO DO FURACÃO: A PRECARIZAÇÃO IMPIEDOSA CONTINUA
João Camilo Sevilla
199-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46495
ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE
Paula Roberta Galvão Simplício, Adriana Cavalcanti dos Santos
214-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS
Roberta Pires Corrêa, Daniele Francisco de Araújo, Érica Costa Vliese Zichtl Campos
232-245
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350
30 ANOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES DE ARTE DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ
Maria Gabriela da Silva, Ana Carolina Rigoni Carmo
246-259
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53751
O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG
Wallace Alves Cabral
260-275
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864
GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Camila Batista Gama Moura, Tassia de Souza Cavalcanti, Diego Luz Moura
276-287
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793
FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?
Rafaele Rodrigues de Araujo, Mailin Elisabeth Hauschild
288-304
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821
O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO
Ailton Jesus Dinardi, Márcio Jonas Dornelles Oliveira, Carla Cristina Borges Medina, Luis Roberval Bortoluzzi Castro
305-321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46188
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA
Cláudia Battestin, Leonel Piovezana, Jesse Budin, Greicy Gadler Lang
322-334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49855
COOPERATIVA ESTUDANTIL “NEGÓCIO CERTO/ PRODUTOS DO CAMPO”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO BASEADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO
Simone Jancieli Wagner, Maria do Rosário Soares Lima, Marcelo Franco Leão
335-350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47697
NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO: PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA
Filipe Pessoa dos Santos, Paula Ramos, Tais Rabetti Giannella, Miriam Struchiner
351-365
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.48433
APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS: RELATO DE UMA VIVÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO ALIMENTAR
Rosane Teresinha Fontana, Giovana Wachekowski, Daiane Signorini Reginaldo, Thaysi Carmet Figueiredo, Maykdyelli Flaviani Schawinsky
366-375
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45936
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jones Baroni Ferreira de Menezes, Francisco Eldefábio Freire Nunes, Germana Costa Paixão
376-389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52431
PROMOVENDO A PROFISSÃO DO CIENTISTA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
Larissa Marques Pires Teixeira, Juliana Magalhães Araujo, Joel Christopher Creed
390-403
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47898
INSPIRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EMPATIA COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO MÉDICO HUMANISTA: INOVANDO ATRAVÉS DE UNIVERSIDADES CRIATIVAS
Carolina Maciel De Oliveira, Ana Flávia Assis Silva, Sônia Regina Schena Bertol, Rebeca Simões Brito, Carlos Alberto Mourão Júnior, Camila Maciel De Oliveira
404-416
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45222
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Indexada em
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários