O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864Palavras-chave:
(Química, Formação de professores, Caso simulado, AD, CTS)Resumo
Esse artigo objetiva investigar algumas dificuldades e desafios encontrados por licenciandos em Química ao vivenciarem a construção e execução de um caso simulado. Tendo como lentes a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Análise de Discurso de Linha Francesa, foi discutido o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho - MG. A atividade foi organizada em três etapas: construção, execução e avaliação. A partir da personificação dos atores em cada grupo envolvido na problemática (Mineradora, Ambientalistas, ONG e Governo), os acadêmicos vivenciaram o caso simulado. A partir da transcrição da discussão ocorrida na etapa de avaliação, o corpusde análise foi construído. As análises mostraram que a vivência no caso simulado fomentou processos argumentativos, contribuindo para uma posição mais coerente ao levar em conta outros pontos de vista. Apesar da limitação do tempo de execução do caso simulado, essa atividade propiciou discussões para além da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.