ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651Palavras-chave:
Representações Sociais, Ensino de Ciências, PROEJA, Docente, Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a narrativa de uma professora de Biologia de um Instituto Federal sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) na perspectiva das Representações Sociais. A referida investigação é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. A coleta de dados, narrativas da professora do PROEJA, deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, cujo corpus de análise foi tratado com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa demonstram que, para professora investigada, a articulação entre o ensino de Ciências e a contextualização do ensino podem potencializar o processo ensino-aprendizagem, construído por meio de estratégias de ensino interdisciplinares, bem como motivar os alunos para uma permanência escolar. De modo que entender suas Representações Sociais pode influenciar diretamente em sua prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.