ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR

Autores/as

  • Matheus Ramos da Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ Instituto de Educação Física e Desportos- IEFD Discente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ
  • José Antonio Vianna Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ http://orcid.org/0000-0003-3630-3321

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271

Palabras clave:

Orientação espacial, Desempenho escolar, Desenvolvimento motor, Atividade física

Resumen

O estudo se propõe a identificar a orientação espacial direita-esquerda (OE) de alunos no primeiro segmento do ensino fundamental de uma escola publica situada em uma favela do Rio de Janeiro e verificar as possíveis associações entre a OE, a idade cronológica e a idade escolar dos investigados. Foram submetidos ao piaget-head 164 sujeitos entre 6 e 13 anos de idade (m = 9,7) - 92 do sexo masculino e 72 do sexo feminino - 93,9% dos sujeitos apresentaram orientação espacial inferior à idade cronológica. O desempenho motor deficiente parece ter colaborado para dificuldades de aprendizagem e o baixo rendimento escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Ramos da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ Instituto de Educação Física e Desportos- IEFD Discente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Membro do LaBiCoM- Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor

José Antonio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ

Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Educação Física e Desportos - DESCOCoordenador do Laboratório LLUTASDocente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Publicado

2021-06-07

Cómo citar

CRUZ, Matheus Ramos da; VIANNA, José Antonio. ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 183–198, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.44271. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/44271. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a