ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041Palavras-chave:
Desempenhos de candidatos do ENEM (2013), Análise de questões de sociologia do ENEM (2013), Erros e dificuldades de aprendizagem em sociologia, Ensino de sociologia.Resumo
O presente trabalho analisa as sete primeiras questões de sociologia do caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. O campo empírico desta análise ficou restrito aos candidatos oriundos das escolas públicas e privadas que ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Essa delimitação analítica se fez necessária em decorrência da expressiva quantidade de dados relacionados com os desempenhos no ENEM. Acompanha essa análise reflexões em torno dos erros e dificuldades de aprendizagem relacionados com os conteúdos disciplinares da sociologia no nível médio. A análise dos desempenhos dos candidatos e das questões de sociologia do ENEM fortalece a área de pesquisa referente ao ensino de sociologia, extrapolando o espaço da universidade ao contribuir com o fomento de materiais didáticos e práticas educativas que viabilizem um melhor rendimento escolar em se tratando da sociologia no nível médio. Tudo isso cooperando para permanência desta disciplina no currículo da escola média, sobretudo diante da atual Reforma do Ensino Médio que secundarizou a sociologia em sua constituição curricular.Downloads
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