UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E A COMPETIÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47990Palavras-chave:
Mediação, Ensino de Matemática, Anos Iniciais, Scratch, Jogos na Matemática.Resumo
Impulsionados por saber quais aspectos emergem das relações entre o ensino-aprendizagem da matemática através do uso de jogos, incluímos em nossas análises as situações onde os jogos podem ou não virar uma competição dependendo de uma mediação docente. Usamos como instrumento para a produção de dados um jogo desenvolvido pelo primeiro autor deste trabalho no programa Scratch, que leva ideias e compreensões intuitivas sobre a soma e subtração de números inteiros positivos e negativos já nos anos iniciais do ensino fundamental, no nosso caso, no 2º ano de escolaridade. Usamos uma lente analítica que dialoga teorias sobre competição, recursos e aprendizagem em coletividade. Nossos resultados apontam para uma real e cuidadosa mudança de desenvolvimento comportamental e sociológico dos estudantes quando mudamos um estilo de mediação e fazemos um jogo virar competição, sugerindo que a aprendizagem se compromete, pois, aspectos da violência foram verificados desvirtuando o foco da matemática a ser aprendida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.