Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Todos os trabalhos submetidos à e-Mosaicos deverão ter, no máximo, quatro autores.

Diretrizes para Autores

1. A Revista E-Mosaicos publica somente artigos inéditos com temáticas relacionadas ao Ensino na Educação Básica e formação de professores, em suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão. 

2. Não serão aceitos trabalhos encaminhados, simultaneamente, para publicação em livros ou outros periódicos, quer no país ou no exterior. 

3. Os trabalhos deverão ser submetidos eletronicamente em fluxo contínuo ou dentro dos prazos estabelecidos no cronograma da e-Mosaicos, para edições temáticas. Para enviá-los, é preciso que os autores se cadastrem no sistema de revistas da Uerj. Após o cadastramento e, em caso de haver mais de um autor, a inclusão dos os demais autores devem ser inseridos no campo "metadados", respeitando-se a ordem definida pelo(s) autor(es) para publicação. O próprio sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio do trabalho. Após esse processo, o sistema enviará automaticamente uma notificação para os editores a respeito do envio do texto.

4. Os trabalhos submetidos devem apresentar no máximo quatro autores, apresentando um deles o título de Doutor. 

5. Após a submissão, os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas de forma anônima para avaliação, conforme a política da e-Mosaicos. 

6. Os trabalhos poderão ser submetidos em formato de artigo, ensaio, relato de experiências e resenhas, devendo o autor indicar a seção escolhida, no ato da submissão.

7. Em termos gerais, os elementos que compõem um artigo são: título, nome do autor, filiação acadêmica; resumo em português seguido de lista de palavras-chave (cinco palavras) em português, separadas com ponto e vírgula; abstract; lista de keywords; resumen; palabras-clave; seguido do texto do artigo, notas e referências bibliográficas. Não devem ser numeradas a introdução, a conclusão (ou conclusões) e as referências bibliográficas.

8. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras e apresentar, em caráter informativo: tema geral e problema de pesquisa, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões. O resumo deverá ser elaborado em parágrafo único, evitando neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações, imagens etc.

9. As seções Resumo, Abstract e Resumen devem estar em negrito (com apenas a primeira letra maiúscula), fonte Tahoma, tamanho 12. Os textos do resumo, do abstract e do resumen devem ser apresentados com fonte Tahoma, espaçamento simples, tamanho 11 e justificado. Os termos palavras-chave, keywords e palabras-clave também devem estar em negrito (com apenas a primeira letra maiúscula) e fonte Tahoma, porém em tamanho 11. 

10. O título (Português. Inglês e Espanhol) deverá ser em negrito - um seguido ao outro separado por um espaço simples -, com letras maiúsculas, centralizado.

11. Subtítulos devem ser apresentados com alinhamento à esquerda, em negrito e com apenas a primeira letra maiúscula.

12. Artigos que apresentam resultados de pesquisa de graduação, de pós-graduação lato-sensu, e de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado em andamento) devem ser escritos em coautoria com o orientador da pesquisa, constituindo-se esta uma condição para publicação.

13. Se houver ilustrações, deverão ter apresentação de qualidade 300 dpi; identificadas com título ou legenda centralizados, com fonte Tahoma, tamanho 9; e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig.1, Fig.2, etc.).

14. As páginas devem apresentar a seguinte configuração: tamanho de folha A4; margens de 2.5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

15. Os trabalhos devem ser digitados em Word, fonte Tahoma, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e espaçamento antes 06 pontos, alinhamento justificado, início de parágrafo com recuo de 1,25 cm.;

16. Os artigos e ensaios devem apresentar um mínimo de 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas. Os relatos de experiência, com fundamentação teórico-metodológica, deverão apresentar um mínimo de 6 páginas, incluindo as referências bibliográficas. As resenhas devem apresentar no mínimo 3. 

17. Citações, com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm, espaço simples, alinhamento justificado e fonte Tahoma tamanho 11.

18. Citações bibliográficas, no corpo do texto, entre parênteses, com os seguintes dados, separados por vírgula: sobrenome do autor em caixa alta; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex.: SILVA, 1992, p. 3-23).

19. As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, e com fonte Tahoma, corpo 10 e alinhamento justificado.

20. As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir grafadas conforme as normas atuais da ABNT. Por padrão da revista, os títulos de livros e de periódicos devem ser escritos em fonte itálica

21. Para destaques no texto, preferir sublinhado. Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

22. Para termos estrangeiros, utilizamos o itálico. A grafia dos links da internet deve ser citada de acordo com as normas em vigor da ABNT.

23. Quaisquer identificações de autoria do trabalho, incluindo as da opção "Propriedades do Word", devem ser removidas do texto submetido, garantindo-se desta forma o critério de sigilo da avaliação cega por pares (double blind peer review). Caso o artigo se encontre identificado, ele será automaticamente rejeitado, obrigando os proponentes a submeter o manuscrito novamente.

24. O encaminhamento dos artigos, relatos de experiência e resenhas para os pareceristas está condicionado ao estrito atendimento das orientações anteriormente descritas nestas "Diretrizes para os autores". 

25. Serão aceitos para publicação artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas. No caso das resenhas serão aceitas apenas resenhas de livros que possuam relevância vinculada a temática da revista e com no máximo dois anos de publicação.

26. É necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedecem aos critérios éticos estabelecidos para a pesquisa científica. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação; a autorização ou restrição a identificação deve ser informado, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições. 

27. Similaridades com artigos e capítulos de livro anteriormente publicados, ou com textos disponibilizados em anais de evento, serão analisados, quanto ao caráter das semelhanças observadas, pelos editores-chefes, a partir de indicação da ocorrência pela secretaria. Essa avaliação poderá resultar em recusa inicial do artigo, quando as similaridades representarem não ineditismo do trabalho em relação a suas bases teórico-metodológicas e ou a seus resultados. 

28. Os trabalhos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol. O que estará condicionado à língua original dos proponentes. 

29. Estas diretrizes foram atualizadas em 06 de Outubro de 2022.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Essa seção tem por objetivo divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.