FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821Palavras-chave:
Controvérsias Sociocientíficas, Feira de Ciências, Interdisciplinaridade, Auto-eco-formação, Extensão.Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar como o espaço não-formal de uma Feira de Ciências possibilita a emergência de temáticas voltadas às controvérsias sociocientíficas, na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativo, documental e interdisciplinar, sendo que ocorreu através da análise dos resumos publicados por estudantes da Educação Básica na terceira edição do projeto de extensão Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. Com o processo da análise documental realizada, encontramos duas categorias iniciais que dissertam sobre as relações das controvérsias sociocientíficas e os temas voltados ao comportamento humano e o meio ambiente, os quais emergem na Feira de Ciências e possibilitam reflexões, interações e o desenvolvimento de tecnologias. Com isso argumentamos que o espaço da Feira de Ciências promove a auto-eco-formação dos estudantes, por meio da interação entre os pares, com os professores e o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.