INSPIRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EMPATIA COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO MÉDICO HUMANISTA: INOVANDO ATRAVÉS DE UNIVERSIDADES CRIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45222Palavras-chave:
Ensino médico. Projetos comunitários. Promoção da saúde. Aprendizagem criativa. Teoria do aprendizado social.Resumo
Contribuir para o explorar de novas ideias e possibilidades, através de metodologias que possam inspirar, instigar a criatividade e estimular o pensamento inovador de estudantes do curso de Medicina, é um dos objetivos do programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL). Projetos de extensão com esta característica proporciona, ainda, potencial para o desenvolvimento de competências como empatia e comunicação, essenciais para a formação do médico humanista. A metodologia que compõe o programa LHCL oferece estratégias para que os discentes sejam envolvidos em atividades criativas de aprendizagem. Desta forma, relatamos a experiência extramuros de discentes do quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em que o conhecimento adquirido na disciplina de Fisiologia Cardiovascular fora aplicado à comunidade escolar com o intuito de incentivar a mudança de comportamento acerca de hábitos de vida saudáveis.
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