INSPIRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EMPATIA COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO MÉDICO HUMANISTA: INOVANDO ATRAVÉS DE UNIVERSIDADES CRIATIVAS

Autores

  • Carolina Maciel De Oliveira Psicóloga, Inovação em Educação
  • Ana Flávia Assis Silva Graduanda Curso Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Sônia Regina Schena Bertol Professora Jornalismo, Universidade Federal de Passo Fundo
  • Rebeca Simões Brito Pesquisadora Cultural Agents Iniciative at Harvard University, EUA
  • Carlos Alberto Mourão Júnior Professor Departamento de Fisiologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Camila Maciel De Oliveira Institute for Medical Engineering and Science, Massachusetts Institute of Technology (MIT), USA Departamento de Medicina Integrada, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45222

Palavras-chave:

Ensino médico. Projetos comunitários. Promoção da saúde. Aprendizagem criativa. Teoria do aprendizado social.

Resumo

Contribuir para o explorar de novas ideias e possibilidades, através de metodologias que possam inspirar, instigar a criatividade e estimular o pensamento inovador de estudantes do curso de Medicina, é um dos objetivos do programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL). Projetos de extensão com esta característica proporciona, ainda, potencial para o desenvolvimento de competências como empatia e comunicação, essenciais para a formação do médico humanista. A metodologia que compõe o programa LHCL oferece estratégias para que os discentes sejam envolvidos em atividades criativas de aprendizagem. Desta forma, relatamos a experiência extramuros de discentes do quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em que o conhecimento adquirido na disciplina de Fisiologia Cardiovascular fora aplicado à comunidade escolar com o intuito de incentivar a mudança de comportamento acerca de hábitos de vida saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

DE OLIVEIRA, Carolina Maciel; SILVA, Ana Flávia Assis; BERTOL, Sônia Regina Schena; BRITO, Rebeca Simões; MOURÃO JÚNIOR, Carlos Alberto; DE OLIVEIRA, Camila Maciel. INSPIRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EMPATIA COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO MÉDICO HUMANISTA: INOVANDO ATRAVÉS DE UNIVERSIDADES CRIATIVAS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 404–416, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.45222. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/45222. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA