FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350Palavras-chave:
Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, formação de conceitos, deficiência intelectual, perspectiva histórico-cultural.Resumo
O artigo discute a formação de professores para atuar com alunos com deficiência intelectual e a importância da formação de conceitos para a aprendizagem dentro da perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Para tanto, conta com os dados de três dissertações de mestrado desenvolvidas no projeto de pesquisa “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”, com apoio financeiro do Programa Observatório da Educação da CAPES, desenvolvido na região da Baixada Fluminense/RJ. Metodologicamente, as pesquisas de campo foram de cunho qualitativo, estudo de caso e pesquisa-ação colaborativa. Entre os principais resultados, evidenciamos as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua prática pedagógica em fornecer subsídios para que os alunos com deficiência intelectual se apropriem dos conhecimentos científicos no ambiente escolar. Contudo, os dados também evidenciaram possibilidades para que esses alunos tenham acesso aos conhecimentos historicamente construídos e uma delas é a formação continuada de professores baseada na perspectiva histórico-cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.