COOPERATIVA ESTUDANTIL “NEGÓCIO CERTO/ PRODUTOS DO CAMPO”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO BASEADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47697Palavras-chave:
Agricultura familiar, Comercialização, Cooperativa.Resumo
Este estudo tem como objetivo construir o entendimento sobre Cooperativismo a partir da experiência vivenciada na Escola Municipal Nazaré, município de Vila Rica/MT. Trata-se de um relato de experiência, ocorrida em 2018, que envolveu 21 pessoas, sendo 17 alunos (cooperados/consumidores) e 4 consumidores. Realizou-se um levantamento dos produtos produzidos no assentamento que excediam o consumo familiar, foi criada uma cooperativa estudantil para comercializar esses produtos e foi criado um grupo de WhatsApp, para instituir estratégias de comercialização. Além de dinâmica, essa atividade envolveu interdisciplinaridade por envolver conceitos de cooperativismo, agricultura familiar, economia solidária, aproveitamento de alimentos e comercialização, além de possibilitar estabelecer relações entre elementos da atividade com o currículo da educação do campo. Logo, acredita-se que os envolvidos compreenderam valores da Economia Solidária e princípios de cooperativismo, aprenderam a valorizar o local onde vivem e utilizar os produtos que excediam o consumo familiar para colaborar na renda incentivando dessa forma na permanência no campo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.