DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852Palavras-chave:
biblioteca escolar, ensino de ciências, Facebook, vulnerávelResumo
Este trabalho apresenta reflexões em formas e normas de convivência promovidas pela escola no que diz respeito à utilização da biblioteca como espaço de articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula do ensino fundamental e da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para as aulas de ciências, ambas visando à promoção de experiências educativas para a construção do conhecimento científico num contexto de vulnerabilidade social. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, no modo participante, apresentando resultados de um questionário realizado com os alunos, cujo objetivo foi obter respostas quanto ao uso da internet e da rede social e seu interesse com a aprendizagem de ciências, bem como seus hábitos de leitura e do uso da biblioteca escolar. Os resultados obtidos permitiram sintetizar que a biblioteca se apresenta como um local de excelência dentro da escola, seja para estudar, como local de ação cultural ou espaço potencial para os professores utilizarem em suas práticas pedagógicas. E, quanto à internet, foi apurado que um número significativo de alunos faz uso, levando-nos à criação de uma página no Facebook, a qual já conta com 35 alunos interessados e que participam por meio de visualizações, comentários e curtidas nas postagens relacionadas as ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.