EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53814

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, materiais didáticos, Línguas Indígenas, interculturalidade, multilinguismo.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância da criação e implementação de materiais didáticos específicos direcionados para estudantes indígenas em escolas urbanas. Os procedimentos metodológicos adotados incluem pesquisa bibliográfica e documental, com foco na análise das políticas educacionais que regem a educação escolar indígena e um levantamento de materiais didáticos específicos, analisados com o auxílio de um software, por meio de uma abordagem quantitativa-interpretativista, baseada em descrição de frequência. Os resultados apontam a relevância à revitalização da variedade de línguas e diversidade das situações culturais, linguísticas e geográficas dos povos autóctones, presentes em algumas produções, contudo, entre os desafios, demonstra a carência de discussões que incluam as concepções relacionadas à interculturalidade, formação integral e multilinguismo, bem como, a emergência da elaboração e publicação de materiais didáticos que contemplem estudantes indígenas e não indígenas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Linguística (2009) e Mestrado em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professora do Departamento  Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores,  do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, ministrando aulas em cursos de graduação e no Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico.  Atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro, e lidera o Grupo de Pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias. Atualmente, é editora da Revista  de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico  (EDUCITEC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM.

Bruno da Silva Andrade, IFAM

Mestrando em ensino tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Informática na educação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o IFAM. Graduado em Licenciatura plena em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ensino médio pela Escola Agrotécnica Federal do Amazonas. Atuou como Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus São Gabriel e é Membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino do IFAM

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva; ANDRADE, Bruno da Silva. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 148–163, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.53814. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/53814. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS