EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS: REFLEXÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53814Palavras-chave:
Educação escolar indígena, materiais didáticos, Línguas Indígenas, interculturalidade, multilinguismo.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância da criação e implementação de materiais didáticos específicos direcionados para estudantes indígenas em escolas urbanas. Os procedimentos metodológicos adotados incluem pesquisa bibliográfica e documental, com foco na análise das políticas educacionais que regem a educação escolar indígena e um levantamento de materiais didáticos específicos, analisados com o auxílio de um software, por meio de uma abordagem quantitativa-interpretativista, baseada em descrição de frequência. Os resultados apontam a relevância à revitalização da variedade de línguas e diversidade das situações culturais, linguísticas e geográficas dos povos autóctones, presentes em algumas produções, contudo, entre os desafios, demonstra a carência de discussões que incluam as concepções relacionadas à interculturalidade, formação integral e multilinguismo, bem como, a emergência da elaboração e publicação de materiais didáticos que contemplem estudantes indígenas e não indígenas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.