O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46188Palavras-chave:
Tecnologias na educação, Educação Ambiental, Ensino de ciênciasResumo
Em pleno século XXI ainda nos deparamos com métodos de ensino centralizado somente no saber do professor e na condição de alunos passivos em uma educação dita como bancário. Como forma de superação e ressignificação do ensino, o uso de tecnologias e de espaços urbanos ditos não formais podem ser condições necessárias de superação deste modelo tradicional. Com o objetivo de contribuir com o ensino e a aprendizagem de Botânica se implantou em 2017, uma trilha “ecológica” na Praça Dom Pedro II (Parcão), no município de Uruguaiana, tendo como ferramenta de apoio o uso de QRCode para apresentar as características morfológicas e fenotípicas as árvores demarcadas na trilha e com isso oferecer aos alunos da educação básica de Uruguaiana-RS uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem de Botânica. Os resultados obtidos com as atividades demonstram que a praça ainda é pouco explorada como espaço social e educacional, que os alunos conhecem pouco da flora urbana e que a atividade com o uso do QRCode provocou interesse, porém o processo poderia ser melhor aproveitado se o sinal público de internet chegasse com maior intensidade ao local.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.