O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Ailton Jesus Dinardi Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS
  • Márcio Jonas Dornelles Oliveira Licenciando do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS
  • Carla Cristina Borges Medina Licenciada em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS,
  • Luis Roberval Bortoluzzi Castro Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS. https://orcid.org/0000-0002-6272-5854

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46188

Palavras-chave:

Tecnologias na educação, Educação Ambiental, Ensino de ciências

Resumo

Em pleno século XXI ainda nos deparamos com métodos de ensino centralizado somente no saber do professor e na condição de alunos passivos em uma educação dita como bancário. Como forma de superação e ressignificação do ensino, o uso de tecnologias e de espaços urbanos ditos não formais podem ser condições necessárias de superação deste modelo tradicional. Com o objetivo de contribuir com o ensino e a aprendizagem de Botânica se implantou em 2017, uma trilha “ecológica” na Praça Dom Pedro II (Parcão), no município de Uruguaiana, tendo como ferramenta de apoio o uso de QRCode para apresentar as características morfológicas e fenotípicas as árvores demarcadas na trilha e com isso oferecer aos alunos da educação básica de Uruguaiana-RS uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem de Botânica. Os resultados obtidos com as atividades demonstram que a praça ainda é pouco explorada como espaço social e educacional, que os alunos conhecem pouco da flora urbana e que a atividade com o uso do QRCode provocou interesse, porém o processo poderia ser melhor aproveitado se o sinal público de internet chegasse com maior intensidade ao local.

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Biografia do Autor

Ailton Jesus Dinardi, Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Carla Cristina Borges Medina, Licenciada em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana-RS,

Iniciou sua graduação no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza em 2015, na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atuou como Bolsista do Programa de Residência Pedagógica, Subgrupo Matemática, Biologia, Física, Química, Núcleo Ciências da Natureza - Uruguaiana - Estratégias de Inovação Pedagógica na formação acadêmico-profissional para o Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, subgrupo Licenciatura em Ciências da Natureza

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS.

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

DINARDI, Ailton Jesus; OLIVEIRA, Márcio Jonas Dornelles; MEDINA, Carla Cristina Borges; CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi. O USO DO QRCODE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 305–321, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.46188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46188. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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